Bilhete do Ciro Saraiva


Macario..
 
Não sei se voce sabe desta historia.
 
Em 1947,  era governador Faustino de Albuquerque. Ele adoeceu de tifo e teve que passar trinta dias em Pacatuba, sua terra natal. O governador não queria muita conversa  com a imprensa. Luciano Carneiro, que era um dos azes da reportagem, no Correio  do Ceará, foi fazer com ele uma entrevista.
 
O que se diz é que Luciano fez o velho tirar leite de uma vaca de sua predileção, que o  governador tinha chamado de "Chiquita Bacana", porque era esse um dos sucessos carnavalescos de 1947. Faustino não só teria tirado leite, como ainda teria cantado a, musica enquanto rordenhava a vaca.  Com fografia estampada no Correio.
 
Josino da Costa, que dirigia a RADIO iRACEMA, aproveitou a oportunidade  para fazer uma sacanagem com Fautino, de quem ficara com raiva, porque este prejudicara seus interesses. Trocou a letra da musica e a radio passava o tempo tocando:
 
"Chiquita bacana, la da Pacatuba, se veste com a casca de uma banana coruda..."
 
O governador mandou invadir a Radio Iracema e houve um pau feroz.
 
Diziam que a fotografia do velho tirando leite foi publicada pelo Correio do Ceará. (Essa historia haveria de desgastar profundamente o governo de Faustino, ateé o fim.
 
Curiosamente, Macario, o epsiodio nunca foli contado corretamente. É o que faço no segundo livro "Antes dos Coroneis". Há muito dessas coisas. Historias contadas apressadamnente , sem pesquisas.
 
Obrigado, mais uma vez. Um abraço do Ciro

Nenhum comentário:

Postar um comentário