BIlhete do Bezerrinha


Caro Macário,

O seu conterrâneo Benedito Vasconcelos está concorrendo a uma cadeira à Academia de Letras do Rio Grande do Norte. Entre outros intelectuais de peso, ele conta com o apoio do jornalista e escritor Vicente Serejo, uma autoridade em Câmara Cascudo. Pela respeitabilidade do apoio, o nosso Benedito tem tudo para se tornar um imortal em terras outras. Ele ficaria muito grato em ser festejado nesta pugna em sua coluna e blog.

Em tempo: e por falar em RN, a revista Nordeste VinteUm, vai estar,no mês internacional da mulher,  resgatando a vida de uma mulher maravilhosa,  muito além do seu tempo. Refiro-me a Nísia Floresta, uma revolucionária que em meados do século XIX já defendia os direitos da mulher e a abolição. Ela, inclusive, morou boa parte de sua vida em Paris e  recebeu aplauso de Auguste Comte por artigos publicados.

Grande abraço Macário.
Francisco Bezerra
Penso eu - O querido Bezerrinha, filho amado de Carius, deve conhecer o adágio que anuncia que ninguém é profeta em sua terra. Sobral, caro amigo, só conhece seu umbigo e adora promover e homenagear o estrangeiro. É atávico da cultura colonisada.  Outra coisa: meu conterrâneo Benedito Vasconcelos passou quatro anos, talvez os mais importantes da minha vida, sentado ao meu lado no Colégio Sobralense, quando fizemos o ginásio juntos. É um cara sensacional. Sempre foi muito bom aluno e disputava durante os quatro anos ginasiais os primeiros lugares da classe. Já no quesito Nísia, foi grande personalidade do mundo muito antes das Leis pró-mulheres e delegacias quetais. Ouvir elogio de Comte, então.
Aliás, amigo Bezerrinha, pra quem não sabe, Augusto Comte é o pai do positivismo, aquele povo que botou "Ordem e Progresso" na bandeira do Brasil. Sabe de onde vem isso? Vem da frase que simboliza o Positivismo como movimento: "O amor por princípio, a ordem por base, o progresso por fim".

Nenhum comentário:

Postar um comentário