Terminou 2011 e o SAMU/Cariri não saiu do papel

Praticamente acabou o ano de 2011 e o Serviço Médico de Urgência (SAMU), não foi implantado na região do Cariri como prometido. Apesar da boa vontade do governador e dos prefeitos caririenses, teremos que esperar 2012 para ver esse sonho concretizado. O SAMU funciona em todo país há vários anos, mas, no Cariri, entra ano e sai ano e só promessas e demagogia política. Aqui bem pertinho, no vizinho estado da Paraíba, o SAMU está em plena atividade em várias cidades do sertão paraibano desde o ano passado. Em outras localidades, as ambulâncias estão paradas. No Cariri, nem ambulância apareceu até agora e muito meneos a sede do órgão começou a ser edificada.
Numa região do tamanho do Cariri, o Serviço Móvel de Urgência tem um papel preponderante, desde que seja instalado e recebe as devidas condições de funcionamento. Se vier da forma que veio o Hospital Regional do Cariri, onde faltam profissionais para o bom atendimento, será uma grande decepção. O primeiro atendimento médico em uma pessoa acidentada, infartada ou com um derrame, é de suma importância para sua recuperação imediata. Nos últimos anos esse serviço vem sendo feito apenas nas cidades de Juazeiro, Crato e Barbalha, com duas ambulâncias do Corpo de Bombeiros.
Em recente entrevista aos órgãos de imprensa da região, o deputado petista José Guimarães anunciou que no mês de fevereiro do próximo ano o SAMU/Cariri entra em funcionamento. Tem muita gente apostando pra ver. Enquanto o SAMU não vem, o atendimento de primeiros socorros vai continuar na mesma. Quem precisar ser atendido numa urgência ou emergência está entregue a própria sorte. As ambulâncias do SAMU são equipadas com radiocomunicação, paramédicos, balão de oxigênio, desfibrilador cardíaco e outros equipamentos, além de medicamentos que fazem a diferença. Em caso de acidente a vítima é imobilizada corretamente, o que, de certa forma, lhe assegura o mínimo de seqüelas possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário