Manteiga em nariz de gato


Plano de Irrigação terá R$ 10 bilhões


Nada menos do que R$ 10 bilhões estarão disponíveis para a realização do Plano Nacional de Irrigação do Semiárido. A metade será do orçamento do Governo Federal e a outra parte virá da iniciativa privada que vai atuar no Programa de Irrigação do Semiárido para a produção agrícola de um modo geral, destacando-se frutas. 

A previsão dessa disponibilidade de recursos é do secretário nacional de Irrigação, do Ministério da Integração Nacional, Ramon Rodrigues, que retornou a Brasília para continuar os trabalhos nesta área. Ainda com relação aos recursos, disse que eles são para os quatro anos do governo Dilma Rousseff, prevendo um grande crescimento no semiárido. 

Ele observa que, para o trabalho seguir em frente, precisa do lançamento do Plano Nacional de Irrigação do Semiárido que vai ser feito pela presidente Dilma Rousseff, a qualquer momento, tendo em vista que tudo está pronto. “Nós acreditamos que no máximo em dezembro, este programa será lançado pela presidente Dilma Rousseff”, arrisca. 

Rodrigues explica que o programa de irrigação tem quatro eixos para serem cumpridos para que possa funcionar a contento. O primeiro é dedicado aos perímetros que já estão construídos e sete deles em concessão à iniciativa privada para que ela faça a exploração deles com obrigação da fazer a manutenção dos desgastes.

O segundo eixo, como explicou, são os perímetros que estão em construção para que eles sejam concluídos e licitar a operação e manutenção deles através da iniciativa privada. O terceiro eixo refere-se à construção de perímetros novos que estão definidos em número de quatro unidades, na Bahia e em Pernambuco.

O quarto eixo, conforme explicou, será a recuperação de perímetros pequenos que serão modernizados e entregues a seus exploradores, ou seja, a comunidade que já está trabalhando neles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário