Conferência de Turismo debate impacto da Copa do Mundo no CE


O Ceará sedia, hoje e amanhã, a Conferência Internacional em Turismo, cujo tema é “O turismo como indutor do desenvolvimento, da inclusão social e da integração regional”. O encontro será realizado no Centro de Convenções e contará com a presença de importantes personalidades internacionais.
Diferentes áreas temáticas serão abordadas no evento, entre elas a relação dos impactos econômicos do turismo com megaeventos esportivos, como a Copa do Mundo de 2014, em todo o Brasil, e as Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro. A ideia é sensibilizar os participantes sobre a importância do setor turístico nos processos de desenvolvimento econômico e social.
Tendo como referências a Copa do Mundo da África do Sul 2010 e os Jogos Olímpicos de Barcelona 1992, o evento revelará como a organização de tais megaeventos esportivos envolve o comprometimento da população local e deixa legados positivos para o setor turístico de um país.
A preocupação com a organização do fluxo de pessoas, a manutenção da infraestrutura local e o melhoramento dos serviços públicos beneficia a gestão do setor. Um outro exemplo notável é a reordenação urbana vivida em Barcelona no contexto das Olimpíadas, que transformou a cidade e serviu como modelo internacional. Os eventos relacionados à Copa e aos Jogos acontecem amanhã (29).
Mas atenção
Apesar do inquestionável legado turístico que o Mundial de 2010 deixou na África do Sul, aquela Copa do Mundo também foi alvo de denúncias de tratamento desumano dado à população local. A polêmica construção da “Cidade de Lata” (http://bit.ly/cidadedelatavideo), que fez uma espécie de “limpeza social” nas ruas da Cidade do Cabo, é um exemplo, comparada, inclusive, aos campos de concentração que a Alemanha nazista usava para a “limpeza étnica”.
Programação
Dia 29/11
10h30 O Turismo e os Mega Eventos Desportivos: O Legado dos Megaeventos Desportivos para o Setor do Turismo e Para a População Local – A Experiência da África do Sul (Tokozila Xasa King, Vice-Ministra de Turismo da África do Sul).
11h Desafios e Oportunidades do Turismo nos Megaeventos Desportivos: O Desafio na Gestão dos Grandes Fluxos Turísticos nos Megaeventos – Caso Brasil (Jeanine Pires - Ex-Assessora Especial do Ministro do Esporte para os Jogos de 2016)
11h Planificação Territorial e Reordenação Urbana dos Destinos Turísticos no Contexto dos Megaeventos Desportivos – Caso Barcelona (Manuel de Forn, Plano Estratégico de Barcelona para a Olimpíada de 1992).

Nenhum comentário:

Postar um comentário