Rosalba Ciarline é governadora do Rio Grande do Norte

Por seis votos a um, os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) absolveram a governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini (DEM), das acusações de abusos de poder econômico e político, uso indevido dos meios de comunicação social e gastos ilícitos de campanha na corrida eleitoral do ano passado. A acusação foi feita pelo adversário derrotado na eleição, Iberê Ferreira de Souza (PSB).

Cid aguarda
O julgamento de Rosalba foi o primeiro de dez envolvendo governadores, que devem ocorrer até o próximo ano. O governador do Ceará, Cid Gomes (PSB) é um dos gestores eleitos em 2010 e que deverão ser julgados pelo TSE.

Ainda tramitam na corte processos contra governadores. Além de Cid Gomes, do Ceará, são eles: Tião Viana (PT), do Acre; Omar Aziz (PMN), do Amazonas; Antonio Anastasia (PSDB), de Minas Gerais; Wilson Martins (PSB), do Piauí; Siqueira Campos (PSDB), do Tocantins; do Maranhão, Roseana Sarney (PMDB), e os governadores de Alagoas, Teotônio Vilela (PSDB), o governador de Roraima, José Anchieta Junior (PSDB).

Ceará
A cassação do diploma do governador reeleito do Ceará, Cid Gomes (PSB), e de seu vice, Domingos Gomes de Aguiar Filho, foi pedida pela coligação do adversário e ex-governador, Lúcio Alcântara (PR). Eles são acusados de abuso de poder econômico e propaganda irregular.

Cid Gomes ainda será julgado pelo TSE

Segundo a denúncia, o avião oficial do governo do estado teria sido usado na campanha. Além disso, teria sido feita propaganda institucional usando outdoors e placas em 3.800 obras públicas, com alusão ao futuro do estado, e publicações em jornais de todo o estado de propaganda afirmando que o estado estava no rumo certo economicamente.

Eles são acusados ainda de ter utilizado o Fortal, carnaval fora de época realizado em Fortaleza, para fazer propaganda antecipada por meio de cartazes, faixas e camisetas. Alcântara pede a realização de novas eleições no estado.