Tucanos estão deixando o partido por "puro fisiologismo", diz Gomes de Matos

Os tucanos que vão deixar o partido estão fazendo isso por puro fisiologismo. A colocação é do deputado federal Raimundo Gomes de Matos, vice-presidente estadual do PSDB. “Esse é um direito que tem cada parlamentar, mas no caso dos tucanos não há motivo justo e se eles fizerem isso será, sem qualquer dúvida, visando interesses próprios e imediatos”.

Até agora nenhum tucano oficializou a retirada. Gomes de Matos assegura que o partido não vai dificultar a saída de ninguém, “porque só deve continuar onde estão aqueles que queiram somar”. No mês passado, o presidente do PSD no Ceará, Almicy Pinto, antecipou ao jornal O Estado que a nova legenda irá incorporar, além de cerca de 35 prefeitos, quatro deputados estaduais tucanos: José Teodoro, Moésio Loyola, Rogério Aguiar e Osmar Baquit, mais o suplente Cirilo Pimenta e o secretário do Esporte Gony Arruda, que retirou-se do PSDB em junho.

Consumado o êxodo, sobrarão dois tucanos na Assembleia Legislativa: Fernando Hugo e João Jaime. Ainda segundo Almicy Pinto, o PSD apoiará para a Prefeitura de Fortaleza em 2012 o candidato apontado por Cid Gomes (PSB).
O governador, aliás, ajudou a montar o PSD no Estado, de modo a acolher aliados. “Tenho sido muito procurado por lideranças de outros partidos que desejam sair do partido, muitos deles estão, inclusive, ameaçados de expulsão dos partidos em que estão e querem um partido novo. E a legislação brasileira diz que quando a pessoa sai para um partido novo, isso não coloca em risco o seu mandato”, explicou Cid em entrevista à Folha de S. Paulo.

VOO CEGO
Para evitar o que pode estar para acontecer com o PSDB cearense, Raimundo Gomes de Matos defende a reforma política sobretudo no que diz respeito à fidelidade, “para acabar com o hábito de um parlamentar trocar de partido como se fosse trocar de camisa”.

O deputado analisa que essa troca de legenda sem motivo justo é ruim para a democracia e péssimo para o fortalecimento das instituições brasileiras. “Não existe mudança de partido sem interesse próprio e os tucanos que estão pensando em fazer isso estão visando vantagens”. Gomes de Matos diz ainda que os tucanos que estão deixando o partido – não quis entrar no mérito dos nomes – não conhecem os objetivos e a linha programática do PSD e que, por isso, “estão fazendo um voo cego no qual podem quebrar a cabeça”. (informações de Tarcísio Colares)

Nenhum comentário:

Postar um comentário