SESSÃO SOLENE - O Estado será homenageado

O deputado Welington Landim, líder do bloco parlamentar PSB-PT, apresentou requerimento na Assembléia Legislativa solicitando uma sessão solene para homenagear os 75 anos do jornal O Estado, em data ainda a ser marcada.

Na sessão da última sexta-feira, Landim fez uma breve homenagem o informativo, fundado no dia 24 de setembro de 1936, contando um pouco dessa história de mais de sete décadas. O deputado do PSB destacou que em 1963 o jornal passou a ser dirigido pelo jornalista e advogado Venelouis Xavier Pereira. “Começava ali uma nova fase do periódico, mantendo sua missão combativa e de independência, de acordo com os anseio populares”.

Postura aguerrida cujo exemplo maior, disse Landim, “aconteceu na época de exceção brasileira, quando o jornal manteve-se na luta pela liberdade de imprensa e defesa dos direitos dos cidadãos. Como não poderia deixar de ser, a imprensa brasileira passou a ser perseguida e censurada. O próprio jornalista Venelouis Xavier Pereira foi um dos perseguidos e matérias do Jornal O Estado foram censuradas, assim como as dos demais jornais do Ceará”, recordou o deputado.

Nesse período, continuou Landim em sua retrospectiva, o jornal O Estado serviu de abrigo para os profissionais acossados pelo regime, que encontraram ali a possibilidade que lhes foi negada em outros veículos. “O jornal se notabilizou pela proteção que dava aos jornalistas perseguidos, impedidos de trabalhar em outros meios de comunicação. Era no jornal O Estado que esses jornalistas encontravam trabalho, às vezes até mesmo respondendo por pseudônimos”.

PRESENTE E FUTURO
Mais recentemente, a esposa de Venelouis Xavier Pereira , dra. Vanda Palhano, e seus filhos assumiram a direção do jornal: Ricardo Augusto Palhano Xavier, Stevenson Adlay de Palhano Xavier, Soraya Palhano, Solange Palhano e Rebeca Férrer Xavier. Inicia-se mais uma grande fase do jornal, que foi modernizado com uma diagramação mais leve e atrativa e em breve receberá duas novas impressoras que possibilitarão cores em todos os seus cadernos.

“E é nesse sentido que o jornal O Estado acompanha as inovações do século XXI, onde a rapidez da informação pauta os meios comunicacionais. Um site, criado e atualizado diariamente para melhor satisfazer os anseios do leitor, e um jornal mais completo e independente elevam o nível de conhecimento e levam informação de qualidade a todos os públicos. A sessão solene será, com certeza, uma justa homenagem à imprensa cearense”, concluiu Welington Landim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário