Roberto Mesquita diz que Cid Gomes faz “governo para tirar foto”

O deputado Roberto Mesquita (PV) disse nesta quinta-feira (08/09) em plenário que o governador Cid Gomes faz uma administração “para tirar foto”. Segundo ele, os investimentos em obras não estão se revertendo em benefícios práticos para a população e citou como exemplo a aplicação de recursos na saúde. De acordo com o parlamentar, o Governo não investe da forma como deveria os 12% previstos constitucionalmente na área.

“Sua excelência (Cid Gomes) faz um governo para fazer lá fora exposição do Ceará. São muitas escolas belas construídas e em construção, hospital regional, mas sua excelência faz mais um governo para tirar retrato. Porque as pessoas que vivem hoje não sentem a presença do governo”, criticou Roberto Mesquita.

O parlamentar condenou Cid Gomes por defender a volta da CPMF – o chamado imposto do cheque – para financiar a saúde, quando no Ceará o percentual mínimo de 12% a ser aplicado na área de saúde não é respeitado. “O Ceará só aplica 9,84%, por isso estamos vendo o caos na saúde, as filas nos postos, as macas nos corredores do IJF, e mostra um balanço contável com uma saúde financeira invejável”, comparou.

Roberto Mesquita afirmou que se as contas do Governo forem analisadas os números serão superiores aos 12% previstos constitucionalmente. Contudo, segundo ele, esses dados são “mascarados”. “Esses números incluem o pagamento de aposentadoria e pensões e despesas de saneamento básico”, disse.

O deputado também criticou o trabalho do Governo Cid Gomes na área de educação. “É um Governo que gosta de mostrar os avanços na educação com as obras, mas que ao ver um piso implantado como lei, entra na justiça para não pagá-lo. Quero lamentar a situação dos cearenses que vão fazer o Enem. A greve perdura mais de um mês e está prejudicando os alunos. Eles terão uma defasagem em relação aos da rede privada”, lamentou.

O deputado Fernando Hugo (PSDB) disse que incluir o saneamento no orçamento de saúde é uma forma de distorcer as contas e o Congresso Nacional precisa modificar isso. A deputada Dra. Silvana (PMDB) ponderou que as escolas profissionalizantes construídas pelo atual Governo “colocam muitas escolas particulares no bolso”. “Essas crianças e adolescentes estão aproveitando isso agora”, destacou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário