Reforma do PV


Vereador denuncia que a Prefeitura já perdeu
7 milhões por inadimplência na reforma do PV
O vereador Jaime Cavalcante (PP) na sessão ordinária de hoje (dia 13) pela manhã, na Câmara Municipal de Fortaleza, apresentou farta documentação do Portal da Transparência do Governo do Estado e do Tribunal de Contas dos Municípios apontando falhas da Prefeitura que já perdeu R$ 7 milhões destinados à reforma do estádio Presidente Vargas. R$ 5 milhões seriam destinados as cobertas das cabines de rádio. O parlamentar questionou, também, o fato da prefeita Luizianne Lins gastar recursos da população - a não ser que os cofres estejam abarrotados de reais, ironizou - em uma semana de festas para entregar o estádio, quando dois convênios já foram cancelados, face a inadimplência, ou seja, não prestação de contas por parte dos órgãos responsáveis pela reforma.
A sessão das mais movimentadas destinava-se a uma audiência pública - que acabou não acontecendo - em razão da ausência dos 3 secretários: o de Esportes, Evandro Lima; da Infraestrutura, Luciano Leitão e o da Regional IV, Estevam Romcy, convidados mas, segundo fontes oficiais da Prefeitura, todos estavam muito ocupados com as festividades alusivas a reinauguração do próprio estádio. Uma nova data foi agendada pelo Poder Legislativo: dia 29 próximo, conforme, anunciou em plenário o líder do Governo municipal, vereador Ronivaldo Maia. A discussão sobre a reforma do estádio Presidente Vargas ocupou todo o Grande Expediente. Houve necessidade de outros vereadores cederem seu tempo para Jaime concluir sua fala.
CONVITE - O convite aos responsáveis direto pelos trabalhos da reforma no PV foi fruto de requerimento de autoria do vereador Jaime Cavalcante, mas, por acordo com os vereadores da base aliada da prefeita, mereceu acolhida unânime de todos em face da relevância do tema. Porém, em aparte a Jaime, o vereador João Alfredo (Psol) lembrou que toda semana Ministros de Estado, por determinação da própria presidente Dilma, comparecem ao Congresso Nacional e prestam esclarecimentos sobre quaisquer temas de interesse da população, enquanto, aqui em Fortaleza, "há um total desrespeito ao Poder Legislativo, por parte do Executivo". Eles sequer dão uma resposta, acusou.
DOCUMENTOS - Portando extensa documentação oficial provenientes dos contratos e aditivos, desde o edital de licitação para a reconstrução e reforma do estádio, Jaime Cavalcante iniciou sua alocução dizendo que "ali estava para prestar esclarecimentos à população que deseja ver bem empregado o dinheiro dos impostos que paga e não fazer oposição por oposição". Informou que já foram efetivados 13 aditivos ao edital original, mas o Portal da Transparência da Prefeitura não informa com precisão a destinação dos recursos para a reforma". E acusou: "o pior é a deliberada contaminação por parte da Prefeitura aos demais portais como o do próprio TCM com informações erradas". Jaime elogiou o Portal da Transparência do Governo do Estado, "atualizado várias vezes por dia, enquanto o da Prefeitura, além de defasado fica a prejudicar a administração da própria prefeita. Porque seus auxiliares não acompanham desembolsos dos recursos e então geram prejuízos à própria administração municipal". Tem-se a impressão, aduziu ele, que "os auxiliares da prefeita não entendem nada desse métier".
Jaime teve apartes dos vereadores Marcelo Mendes, Victor Valim, João Alfredo, todos eles corroborando com o orador, enquanto Ciro Albuquerque, também aparteante, apresentou documentos de dois convênios da Prefeitura com o Ministério do Turismo, ambos cancelados, porque a prefeita não cumpriu com a sua contrapartida em termos de recursos. Ciro ao finalizar fez grave acusação: "na época de Ademar de Barros e de Paulo Maluf, ambos ex-governadores de São Paulo, criou-se o slogan "rouba mas faz", mas aqui na administração do PT o slogan é mais contundente "rouba e não faz".

Do Gabinete do Vereador Jaime Cavalcante

Nenhum comentário:

Postar um comentário