QUALIFICAÇÃO É A META DO VIVA CENTRO


União entre o poder público, a iniciativa privada e a sociedade civil pretende fazer avançar o debate sobre ações no Centro de Fortaleza e tornar concretos os diversos projetos propostos para requalificar a área. Para debater sobre o assunto, foi instalado na manhã da última terça-feira, no Centro Cultural do BNB, o fórum de discussão e elaboração do Projeto Viva Centro.
Coordenado pela Câmara Municipal de Fortaleza, meta do Viva Centro é viabilizar um diálogo plural entre os diversos interesses que permeiam no Centro Histórico e colaborar para tirar concretizar as idéias de intervenção em um dos bairros mais antigos da Capital. As ações deverão ser pensadas sob cinco eixos principais: reordenamento, segurança, patrimônio cultural, mobilidade urbana e reocupação habitacional.
Para o vereador Acrísio Sena, presidente da CMF, as cidades são espaços de conflitos de interesses. E, disso, pode-se formular sínteses dessa discussão. A secretária Executiva do Centro, Luiza Perdigão, expôs uma série de projetos para o local. Alguns já em obras, outros em busca de recursos ou pairando somente nas ideias. No planejamento para a recepção da Copa do Mundo de Futebol, por exemplo, faz-se necessário regulamentar a venda ambulante nas calçadas do bairro, já que, durante o período, muita gente virá do interior para cá vender suas mercadorias. Dentro de ações já em curso, o diretor do Banco do Nordeste , José Sydrião Alencar, aponta o deslocamento do Centro Cultural Banco do Nordeste da rua Floriano Peixoto para outro ponto do próprio bairro e o financiamento de prédios tombados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário