PSB x PSB - Sérgio Novais entrega representação a Campos

Tentando anular a reunião marcada para o próximo dia 15, onde o diretório municipal do PSB votará pela sua destituição e cassação do cargo, o presidente da executiva municipal, Sérgio Novais, entrega hoje representação contra convocação do encontro ao governador e presidente nacional da legenda, Eduardo Campos. O governador estará no Crato, onde receberá o título de cidadão cratense, proposta pelo vereador Fernando Brasil (PSB).

No documento, Novais ressalta fatos históricos e recentes do PSB local e, desta forma, solicita que seja repactuado o acordo firmado em 2005 pelo então presidente nacional do partido, Miguel Arraes, que teve como base o respeito mútuo das diferenças. Em 2009, o acordo foi refeito, o que, segundo ele, o manteve na executiva municipal e o governador Cid Gomes, na direção estadual.

A rixa interna do PSB Fortaleza não é atual, porém se intensificou nos últimos meses. Tudo por conta das últimas posições adotadas pela deputada estadual Eliana Novais (PSB), irmã de Sérgio Novais. Outro fator foi a decisão tomada em abril, quando parte da Executiva municipal teria realizado um encontro, deliberando o nome da parlamentar para disputar a Prefeitura de Fortaleza. Membros da Executiva ligados ao governador Cid Gomes, em encontro posterior, anularam a ata da reunião.

LIVRO DE ATA
Ontem, o vereador Elpídio Nogueira (PSB) voltou a afirmar que Sérgio Novais ainda não devolveu o livro de atas do PSB municipal, que se encontra com o dirigente. Ele, inclusive, já enviou ofício solicitando a devolução. Elpídio disse ainda que a reunião continua programada. Segundo ele, membros socialistas não se sentem representados pela atual gestão, que, no momento, vem se posicionando contra o governo e o próprio partido. “Desde julho, estamos tentando conversar. Nunca surgiu um grupo anti-Sérgio, o que aconteceu foi que suas ações fizeram rebelar-se contra sua gestão”, salientou.

Ele lembrou também que houve irregularidades na convocação da reunião, que legitimou a pré-candidatura de Eliane Novaes, e que o PSB irá analisar as ações da deputada contrárias à orientação do Governo e do próprio partido em diferentes momentos no exercício de seu atual mandato.

Questionado sobre Novais em procurar a direção nacional do partido, o vereador disse que o socialista está no seu direito de reclamar. Ele disse que não pretende candidatar-se ao cargo, justificando que já possui outros compromissos. Outro ponto abordado pelo parlamentar foi a aliança com o PT. De acordo com Elpídio, atualmente, o partido trabalha pela oxigenação partidária, organizando-se para lançar, ou apoiar um candidato de outra sigla. “Não houve nenhum fato político ou administrativo que fosse suficiente para quebrar a aliança”, finalizou.

SEM CONSULTA
Já o secretário estadual Mauro Filho (PSB) disse ao jornal O Estado que a destituição ou não de Sérgio Novais depende apenas da votação do diretório, sem consulta e sem influência de ninguém. Ele, por sua vez, adota a neutralidade, assegurando que apoia, sem qualquer reclamação, a decisão da maioria. Indagado sobre a disputa envolvendo os irmãos Novais, Mauro não quis comentar.
Ele afirmou também que, apesar de alguns membros do PSB apontar seu nome como possível candidato do PSB à Prefeitura de Fortaleza, a intenção não faz parte de seus projetos. Porém, encontra-se à disposição do Partido. Portanto, é desejo da legenda manter a atual aliança e, por isso, o candidato deverá ser indicado pelo PT.

Título
O governador de Pernambuco, Eduardo Campos, recebe o título de Cidadão Cratense, às 9 horas, no Auditório da Rádio Educadora do Cariri, no Crato. Campos tem ligação com a região em virtude de morarem familiares do ex-governador de Pernambuco, Miguel Arraes, seu avô.

Sérgio Novais irá acompanhado da deputada estadual Eliane Novais, além de outros dirigentes do PSB. Ele, além da representação, entregará documentos e reportagens da imprensa local com relatos sobre os últimos embates do partido. (Laura Raquel, da Redação, e colaboração de Tarcísio Colares

2 comentários:

  1. Palhaçada....O que o nobre Dep. Sergio Novais tem de ir ao diretório nacional, parece menino indo enrredar ao pai? Outra coisinha, Titulo de cidadão Cratense para um governador Pernambucano é D+....Manda este senhor pros quintos de Olinda...lá é o lugar dele....Esses politicos do Ceará...sei não

    ResponderExcluir
  2. Peraí Erasmo.
    O avo dele é cearense, a mãe dele é cearense, a familia dele toda é cearense. Ele é pernambucano porque o Miguel Arraes, avô dele, foi dono de Pernambuco até morrer. O Miguel velho de guerra nasceu no Araripe, viveu no Crato e mandou em Pernambuco. É coisa do povo do Cariri que tem muito mais ligação com Pernambuco do que com o Ceará.
    Calma, Erasmo!!!
    Abraço.

    ResponderExcluir