Projeto Curumim promove consciência ambiental



Terão início nesse sábado (3) as atividades do Projeto Curumim: Educação para Sustentabilidade, promovido pelo Núcleo de Economia Ecológica e do Meio Ambiente (Neema), vinculado ao Departamento de Economia Agrícola da Universidade Federal do Ceará. São cinco cursos: “Arte Aplicada, Cultura e Consciência Ambiental”, “Construção de Indicadores para Comunidades Sustentáveis”, “Gestão de Recursos Marinhos para o Ecoturismo”, “Minha Água, Minha Vida” e “Ecologia Interior”, todos com financiamento do Banco do Nordeste e ministrados por integrantes do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Prodema).

Com atuação nas regiões litorâneas, semiáridas e de serras úmidas do Ceará, o Projeto Curumim se propõe difundir, capacitar, estudar e empreender ações voltadas para o desenvolvimento sustentável, tendo como princípio básico a valorização do meio ambiente. Por isso, estão sendo promovidos cursos de extensão voltados para gestores públicos, técnicos, lideranças comunitárias, empreendedores e público em geral, sobre temas relacionados à ciência, gestão, economia e política ambiental e desenvolvimento sustentável de comunidades rurais e urbanas.

Também podem inscrever-se artesãos, comunidades tradicionais e demais interessados no desenvolvimento do ecoturismo na zona costeira do Ceará (particularmente, nesta edição, os municípios de Fortim, Aracati e Icapuí). Os cursos são independentes, sem necessidade de o aluno cursar todos eles para receber certificação – cada formação é independente e oferecerá o certificado específico. Segundo o Prof. Rogério Araújo, coordenador do Neema, “o período de inscrição de cada curso é em função da sua data de realização, podendo se inscrever até a quarta-feira anterior à data prevista para início do curso”.

Participam do Projeto Curumim o PET do Curso de Design de Moda, o Instituto de Educação Física e Esportes (Iefes) e alunos de graduação dos cursos de Agronomia e de Engenharia de Pesca da UFC. Os interessados podem acessar o folder do projeto, disponível no Portal da UFC (www.ufc.br), para mais informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário