Processos disciplinares desligam membros do PCdoB/CE

Dentro de um rico processo de defesa do partido e, ao mesmo tempo, educativo para as fileiras partidárias, o PCdoB/CE instaurou alguns processos disciplinares. Os envolvidos são os vereadores Claudio Diógenes (Aquiraz), João Eudes (Pacajus) e Alberto Ramires (Cascavel), além de Helânio Facundo, Prefeito de Jucás. Os processos são instaurados quando algum filiado assume posicionamento contrário às decisões partidárias tomadas democraticamente dentro da legenda.

Segundo Abel Rodrigues, Secretário Estadual de Organização do PCdoB/CE, o Partido não age para prejudicar ninguém. “Somos favoráveis à fidelidade partidária, o que não quer dizer que o PCdoB seja uma ‘camisa de força’. Nossos quadros são conscientes e devem acatar o que diz o estatuto do Partido e sua concepção. Todas as decisões dentro do PCdoB são tomadas de forma democrática e coletiva”, reforça.

O dirigente comunista confirma que o processo disciplinar é lento. “Nossa intenção é ouvir a pessoa, dar oportunidade para que ela se defenda e, só então, a decisão é tomada e submetida à decisão final do Comitê Central. O trâmite é demorado para que todos tenham a chance de recorrer, se preciso”, informa Rodrigues.

Nos casos dos vereadores de Aquiraz e Pacajus, os processos já foram finalizados. Após instalado o processo disciplinar, a comissão de controle ouviu os parlamentares e apresentou ao Comitê Estadual o relatório, aprovado na última reunião. “Eles inclusive já receberam a ratificação do Comitê Central determinando o afastamento dos dois. Agora estamos encaminhando a decisão para a Justiça Eleitoral para que seja concluído legalmente o desligamento”.

No caso do Prefeito de Jucás, Helânio Facundo, o processo também já está quase finalizado. “Foi um processo tranquilo. Agimos de forma a não mostrar ruptura, mas em defesa das convicções do Partido. A Comissão de Controle, que conduz todo o processo disciplinar, ouvindo as partes e colhendo provas, sugeriu seu desligamento e o relatório apresentado para o Comitê Estadual foi aprovado. Agora aguardamos a decisão Comitê Central, que será tomada em outubro”, informa.

Já o processo disciplinar do vereador Alberto Ramires, de Cascavel, continua em andamento. “Tentamos várias vezes conversar com ele, mandamos inclusive uma comunicação oficial solicitando uma reunião para que ele pudesse ser ouvido e informando que ele poderia ser afastado. Sem retorno. Agora, apesar de não conseguirmos falar com ele, daremos continuidade ao processo”.

Penso eu - A matéria aí acima é um press release do PCdoB que faço questão de publicar para que o povo conheça a democracia e a liberdade comunistas. Com todo o respeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário