Praça do Ferreira recebe a II Feira do Livro Infantil de Fortaleza


A II Feira do Livro Infantil de Fortaleza está de páginas abertas para escrever novas histórias dos cearenses e dos brasileiros. A Casa da Prosa vai transformar a Praça do Ferreira em um imenso espaço gratuito de leitura, conhecimento e trocas de experiências literárias.

Uma grande livraria ao ar livre será montada. Crianças, jovens e adultos são convidados a entrar no maravilhoso mundo da II Feira do Livro Infantil de Fortaleza, que acontece de 14 a 17 de setembro, na Praça do Ferreira. Toda a programação é gratuita.

A Feira é o principal evento de literatura infantil do Nordeste, com promoção da leitura e fortalecimento do mercado editorial brasileiro. Em 2011, inclusive, a Feira entrou no recém criado Catálogo de Feiras e Bienais do livro no Brasil, organizado pela Biblioteca Nacional.

O evento traz como destaque o cantor, compositor e escritor gaúcho Vitor Ramil, que faz o show de abertura, dia 14, às 18 horas. O encerramento fica por conta da Carroça de Mamulengos, com o show Histórias de Teatro e Circo, dia 17, também às 18 horas.

Destaques nacionais
Entre os destaques nacionais estão Walcyr Carrasco – um dos principais autores de novelas do País; o contador de histórias Ilan Brenman, da mineira Rosana Mont’alverne, além da escritora gaúcha Marô Barbieri.

Também participam do evento Ignácio Loiola, Izaura Franco, além do cantor e compositor Raimundo Fagner. Haverá sessões de autógrafos, oficinas, shows, palestras e debates com autores e ilustradores.

Para o coordenador geral da Feira, o escritor cearense Almir Mota, o evento é uma oportunidade de dialogar com autores regionais e nacionais. “A Feira traz as informações mais atualizadas do que está acontecendo no cenário nacional da literatura infantil, na qual nós cearenses participamos intensamente, com grandes escritores”, ressalta Mota.

A II Feira do Livro Infantil de Fortaleza tem o patrocínio do Ministério da Cultura (Minc), Companhia Energética do Ceará (Coelce), Endesa Fortaleza, OI Futuro e da Prefeitura Municipal de Fortaleza. A Endesa Fortaleza terá o espaço Endesa Criança, onde haverá recepção de crianças para leitura e oficinas de desenhos.

Visita Cultural
Este ano, crianças e jovens de escolas públicas terão direito a livros e transporte gratuito para a II Feira do Livro Infantil. Serão cerca de 80 ônibus levando a criançada para a programação cultural do evento. A iniciativa faz parte do projeto Visita Cultura Coelce.

Cada aluno vai receber um Vale Livro para trocar pelos livros que participam do projeto. Serão beneficiados quatro mil alunos de escolas de Fortaleza e região metropolitana. As escolas participaram por um período de inscrição, que ocorreu de 22 a 31 de agosto de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário