PMDB: candidatura depende de entendimento com Cid

Não é consensual no PMDB a ideia de lançar candidato para a prefeitura de Fortaleza na eleição do ano que vem. Enquanto parlamentares manifestam o desejo de ver um dos seus na disputa pelo Paço, outros expressam cautela e preferem aguardar a indicação do governador Cid Gomes.
É o caso do secretário estadual de Recursos Hídricos, César Pinheiro, membro do diretório estadual do partido. “Até o presente momento, o PMDB não decidiu se terá ou não candidato em Fortaleza”, diz ele, que na semana passada participou da convenção da sigla em Juazeiro do Norte, liderada pelos senadores Eunício Oliveira, presidente do PMDB cearense, e Valdir Raupp (RO), presidente nacional. No evento, os peemedebistas reforçaram a meta de fazer em 2012 o maior número possível de prefeitos e vereadores no Ceará.
Mas o caso de Fortaleza, ressalta Pinheiro, ainda é indefinido, pelo fato de o partido pertencer à coligação do governador, que, por seu turno, tem declarado querer manter a aliança com o PT e apoiar outro petista para a sucessão de Luizianne Lins. Portanto, o presidente do PMDB estadual ainda terá muitas conversas com Cid Gomes. “Acredito que o senador Eunício Oliveira não tomará nenhuma decisão que não seja de comum acordo, porque ele leva muito a sério a aliança que impulsionou tanto a Capital como o Estado”, diz Pinheiro.
Dessas conversas entre Eunício e Cid é que dependerá o futuro próximo do deputado federal Danilo Forte, que já vem falando como pré-candidato. “Ninguém dentro do partido está sendo contra a possível postulação de Danilo Forte”, observa o secretário de Recursos Hídricos. “Mas até agora não saiu o sinal verde para que ela se concretize”.
PMDB FORTE
Entre os defensores da candidatura de Danilo Forte está o deputado estadual Carlomano Marques, vice-líder do governo Cid na Assembleia Legislativa. “No meu ver o PMDB é forte o suficiente para disputar com candidato próprio, para não ver a história do seu lado passar para apoiar partidos de menor tamanho. Se depender de mim, o candidato será o Danilo, porque é novo e inspira muita capacidade para o cargo”.
Quanto à aliança com o governador, Carlomano declara: “O PMDB tem compromisso com o governador Cid Gomes na questão administrativa, e não na disputa de cargos majoritários em 2012”. Ele diz também que a sigla apóia a administração da prefeita Luizianne Lins, mas não tem nenhum compromisso em apoiar o candidato do PT à substituição dela.
Outro peemedebista que acredita numa candidatura própria - no primeiro turno da eleição, pelo menos - é o deputado federal Aníbal Gomes, visto que, na avaliação dele, outros partidos da coligação, como PSB e PC do B, discutem fazer o mesmo. “Nós vamos conversar com os outros partidos para ver se sai a teoria da candidatura única ou se cada um, como está parecendo agora, vai ter o seu candidato próprio no primeiro turno”.

JUAZEIRO DO NORTE
Em contraste com a situação na Capital, o PMDB já decidiu que terá candidato à prefeitura de Juazeiro do Norte: o deputado federal Raimundo Macedo, o Raimundão. A decisão saiu no encontro partidário em Juazeiro do Norte. Segundo o deputado estadual Daniel Oliveira, Raimundão tem tudo para ser eleito, pois só em Juazeiro tirou mais de 50 mil votos para o seu atual mandato.

De Tarcísio Colares do pessoal do blog no aeroporto


Nenhum comentário:

Postar um comentário