PIB do Ceará cresce 4,42% no 2º trimestre e supera o nacional

O resultado atesta o bom desempenho da economia cearense e confirma o índice do trimestre passado, quando o Ceará também superou o PIB brasileiro.

A economia cearense, medida pelo Produto Interno Bruto (PIB) a preços de mercado, cresceu 4,42% no segundo trimestre de 2011 e superou mais uma vez – a exemplo do que ocorreu no primeiro trimestre deste ano – o índice de crescimento da economia brasileira, que foi de 3,1%. O mesmo comportamento ocorreu também no primeiro semestre deste ano, já que o PIB do Ceará ficou em 4,42%, contra 3,6%do resultado brasileiro. Os números do PIB do Ceará foram divulgados pelo secretário de Planejamento e Gestão do Estado do Ceará (Seplag), Eduardo Diogo, juntamente com o diretor Geral do Ipece, professor Flávio Ataliba, em entrevista nesta segunda-feira (12).

O PIB do Ceará, tendo como parâmetro o “valor adicionado a preços básicos”, cresceu 5,18% no segundo trimestre de 2011 em relação a igual período do ano passado. Resultado é bem superior aos 2,7% registrados no Brasil em igual período. Com relação ao primeiro semestre, o desempenho cearense ficou em 5,03%, também superando os 3,2% do nacional, isso com base no “valor adicionado a preços básicos”.

O produto Interno Bruto do Ceará nos quatro trimestres, comparado com o resultado obtido nos quatro trimestres imediatamente anteriores, foi de 5,91%, contra 4,7% do nacional. Tendo como base o valor adicionado, o PIB cearense ficou em 5,94%, superando também os 4,1% do Brasil. Dos três setores que compõem o PIB – agropecuário, serviços e indústria – o agropecuário, a exemplo do que ocorreu no primeiro trimestre deste ano, foi que apresentou melhor desempenho, com 55,5%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário