PACOTÃO DA EDUCAÇÃO DE SOBRAL: DETALHES DO PROJETO ESCOLA APRENDER MELHOR

SObral recebeu hoje um pacote de ações da ordem de R$61 milhões de reais. Veveu Arruda, o Prefeito, lançou o pacote ao lado do Chefe de Gabinete do Governador, Ivo Gomes, do Presidente da Assembléia do Estado, Roberto Claudio e da Secretária de Educação do Ceará, Izolda Sela, além de populares e autoridades sobralenses.
Para o FORTALECIMENTO DA GESTÃO COM FOCO NA APRENDIZAGEM ESCOLAR, a Prefeitura atuará com as seguintes ações:

01) Seleção de gestores escolaresRealização de seleção meritocrática de 50 vagas para diretores e coordenadores pedagógicos das escolas.

02) Formação, em serviço, para os 45 diretores escolares.

03) Gratificação de Produtividade ao Núcleo Gestor Incentivo salarial mensal para o Núcleo Gestor da Escola (diretor, vice, coordenador e secretário) mediante resultado de aprendizagem de suas turmas, que alcancem a média do município

04) Programa Mais EducaçãoInclusão de 30 das 45 escolas da rede municipal no Programa Mais Educação que ampliar o tempo escolar de 3.500 alunos na perspectiva de educação integral. Em Sobral, o Programa Mais Educação vai fazer parte do Programa Jornada Ampliada que já atende a 6.300 alunos do ensino fundamental no turno complementar, com carga horária de 15 horas semanais. São atendidos por 170 profissionais que participam de uma formação mensal nas áreas de Artes Visuais, Dança, Música, Contação de Histórias, Esporte e Informática.

05) Ampliação da avaliação externa para alunos da educação infantil e todos do ensino fundamentalAtualmente, o município de Sobral avalia 17.014 alunos da Educação Infantil V, do 1º ao 5º e 9º ano do Ensino Fundamental. Com a ampliação, serão incluídos alunos do Infantil IV e do 6º ao 8º ano, totalizando 28.577 alunos avaliados semestralmente.

06) Fardamento escolar para todos os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental:Aquisição de 32.120 fardamentos escolares distribuídos em 3 etapas até dezembro de 2011.

07) Programa Um Computador Por Aluno (PROUCA):Aquisição de 2.000 computadores portáteis do tipo Netbook, com conteúdos pedagógicos, destinados aos alunos do 5º ano com o objetivo de promover a inclusão digital.

08) Sobral ℮-jovem:Seleção e formação de 82 alunos do programa ℮-jovem para atuarem como estagiários nos 41 laboratórios de informática das escolas municipais. Cada monitor receberá uma bolsa no valor de R$ 314,00. Após o período de estágio, eles serão avaliados pela Escola para contratação como monitores.

09) Formação dos cuidadores educadores:Formação mensal para 56 profissionais que auxiliam no desenvolvimento do aluno do Atendimento Educacional Especializado (AEE) da Educação Especial em sala de aula regular e durante o atendimento nas salas multifuncionais.

10) Curso de aprofundamento em Matemática e Língua PortuguesaA oportunidade de formação será oferecida a todos os professores do 5º ao 9º ano, que poderão aderir voluntariamente ao Programa.

Fotos: Armando Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário