Não é de hoje que estou avisando

Copa sob risco no Brasil com risco alto

Quando faltarem exatamente 2 anos e 11 dias para a partida de abertura do Mundial de 2014, o Brasil pode ter a desagradável surpresa de perder o direito de sediar a Copa do Mundo de Futebol.

A cláusula 7.7 do contrato assinado pelo governo brasileiro com a empresa FIFA estabelece o dia 1 de junho de 2012 como prazo final para a Fifa rescindir o contrato e tirar a Copa-2014 do Brasil, sem pagamento de multa.

Diz o texto da 7.7 que a rescisão será aplicada caso as leis e regulamentos necessários para a organização da Copa do Mundo-2014 não tenham sido aprovados, ou caso as autoridades competentes não estejam cumprindo as garantias governamentais exigidas.

O problema entre a Fifa e o governo é a Lei Geral da Copa, enviada ao Congresso no último dia 19 pela presidenta Dilma Rousseff.

Dirigentes da Fifa reclamam que vários pontos da Lei foram escritos em desacordo com o que foi discutido e acertado em fevereiro deste ano, em Brasília, durante reunião do secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, com o ministro do Esporte, Orlando Silva, e técnicos do governo.

Por isso, não será surpresa se o Host Agreement (Contrato para Sediar) for cancelado, com a Fifa escolhendo um ou dois países para sediar o mundial de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário