Metrô de Fortaleza recebe visita de secretário dos Transportes de São Paulo

Representantes do sistema de transportes metropolitanos de São Paulo vem ao Ceará para conhecer os projetos ferroviários, como as estações da Linha Sul do Metrô de Fortaleza, e as construções do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), produzidos no Cariri. A comitiva é formada pelo secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos de São Paulo, Jurandir Fernandes; o presidente do Metrô de São Paulo, Sérgio Avelleda; o presidente da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), Mário Bandeira e o presidente da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), Joaquim Lopes. A visita inicia-se a partir das 8h30min, segunda-feira (19), na estação São Benedito.

O grupo será recebido pelo secretário da Infraestrutura, Adail Fontenele, e pelo presidente da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos – Metrofor, Rômulo Fortes. A visita permitirá que as autoridades conheçam uma das estações mais adiantadas da Linha Sul do Metrô de Fortaleza. A Estação de São Benedito é uma das quatro subterrâneas do sistema que conta ao todo com 20 estações. A Linha Sul vai ligar o centro de Fortaleza até o município de Pacatuba, na Região Metropolitana, ao longo de 24,1 km de extensão em via dupla, sendo 18 km de superfície, 3,9 km subterrâneo e 2,2 km em elevado.

A comitiva também veio ao Ceará para conhecer os veículos leves sobre trilhos (VLT), fabricados pela Empresa Bom Sinal, que tem sede em Barbalha. Os VLTs estão ganhando o mundo como uma solução inteligente na área de transporte e de menor impacto ambiental. A fabricação das composições no Ceará pela empresa Bom Sinal estimulou a indústria ferroviária nacional, que não produzia novos trens desde a década de 1970. Atualmente, a empresa está recebendo encomendas de VLTs de outros Estados.

Em Fortaleza, os visitantes vão até a Estação Virgílio Távora conhecer um dos VLTs que vão rodar no Ramal Parangaba Mucuripe, projeto que está sendo implantado para a Copa do Mundo de 2014. No sistema haverá seis composições de quatro carros a tração diesel hidráulica. De lá, o grupo segue para o Cariri para visitar o sistema que liga Juazeiro do Norte ao Crato ao longo de 13,6 quilômetros. O Metrô do Cariri é o primeiro serviço de transporte ferroviário operado com VLT do Nordeste. O serviço funciona desde dezembro de 2009 no Ceará. Este ano, o Metrô do Cariri foi o vencedor pelo júri popular do Prêmio GreenBest 2011, na categoria Transporte, que reconhece as empresas que mais se destacaram no consumo ou em iniciativas sustentáveis.

Serviço

Dia 19/09/2011

A visita começa às 8h30min na Estação São Benedito.

A estação fica atrás da Igreja de São Benedito, entre as avenidas

Tristão Gonçalves e Imperador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário