Haia vai ouvir pedido da Italia

O ministro italiano das Relações Exteriores, Franco Frattini, informou ontem que se encerra no próximo dia 15 de setembro o prazo para a formação da Comissão de Conciliação sobre o caso do italiano Cesare Battisti. “Anteontem à tarde, demos um passo adiante em Roma com o embaixador do Brasil, e em Brasília, com o nosso embaixador, e dissemos com grande clareza que no dia 15 de setembro vence o termo para constituir a Comissão de Conciliação”, disse.

Frattini explicou que, “se o Brasil não nomear o representante de sua competência”, o caso será levado pela Itália, à Corte Internacional de Haia, na Holanda. O chanceler também afirmou que “pediu ao ministro brasileiro das Relações Exteriores, Antônio Patriota, para se reunirem em Nova York nos dias 22 e 23 de setembro”.
“Ao meu retorno de Nova York, este passo [de levar o caso ao Tribunal de Haia] já terá se realizado”, afirmou o chanceler italiano, que voltou a falar do caso Battisti após novas declarações do ex-militante. A Itália anunciou que levaria o caso de Battisti à Corte de Haia após o STF (Supremo Tribunal Federal) brasileiro validar a decisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de manter o italiano no país.
Franco Frattini afirmou que o Brasil deve sentir “embaraço” pelo italiano Cesare Battisti. “O aspecto pessoal desta figura de terrorista não arrependido que ofende a memória das vítimas é uma vergonha para o Brasil, que deve sentir algum embaraço”, afirmou Frattini, após novas declarações do ex-militante. “Fomos inundados de e-mails de cidadãos brasileiros de origem italiana, e a imprensa no Brasil se rebelou por este enésimo ato imprudente de uma pessoa que, além de ter, indevidamente, gozado de uma vantagem, pensou dar declarações para piorar as coisas”, disse o ministro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário