Fernando Hugo cobra explicações sobre convênios firmados pelo Estado



Durante pronunciamento na sessão plenária desta terça-feira (13/09), o deputado Fernando Hugo (PSDB) disse que encaminhou requerimento para que a Comissão de Fiscalização e Controle da Assembleia Legislativa convoque os três ex-funcionários da Secretaria das Cidades indicados pelo órgão como envolvidos no chamado escândalo dos banheiros. Eles foram exonerados ontem pelo secretário Camilo Santana.

De acordo com as investigações, milhares de reais foram liberados pelo Governo Estadual para a construção de kits sanitários, por meio de convênios com associações, mas nada foi feito em benefício da população carente. Fernando Hugo cobrou maior atenção do governador Cid Gomes aos convênios firmados pelo Executivo com associações em diversos municípios cearenses.

Ele comentou ainda a manchete do jornal Diário do Nordeste de hoje segundo a qual 65 convênios do Estado estão sem prestar contas. Conforme a matéria, R$ 7,6 milhões foram liberados para 54 associações e 11 prefeituras que se encontram inadimplentes com nove secretarias estaduais. “Não pode continuar assim. É preciso evitar a eclosão de escândalos deste tipo, por isso encaminhamos requerimento à Comissão esperando que ela não se exima de seu papel e questione os responsáveis”, esclareceu.

Em aparte, o deputado Heitor Férrer (PDT) disse que mesmo diante de tantos desvios e escândalos a Comissão de Fiscalização continua se isentando do poder de pressionar gestores do Executivo e buscar explicações sobre os indícios de irregularidades nos convênios.

O deputado Roberto Mesquita (PV) fez vários questionamentos sobre a responsabilidade do Estado no chamado “escândalo dos banheiros” e defendeu que a Comissão promova um debate sobre o tema. “Se a Comissão rejeitar este requerimento estaremos colocando estes três indicados pela Secretaria como boi de piranha neste episódio. A Comissão precisa nos permitir ouvir estes ex-funcionários. É fato que existiram os convênios e alguém do Governo autorizou”, rebateu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário