Falecimento do Prof. Dr. Vicente de Paulo Miranda Leitão

É com grande pesar que o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – Campus de Sobral comunica o falecimento do Prof. Dr. Vicente de Paulo Miranda Leitão, ex-Diretor de Ensino da instituição. O professor foi vítima de latrocínio, nesta quarta-feira, dia 21, às 12h45, na Praça da Gentilândia, em Fortaleza (ao lado do Campus de Fortaleza).Vicente de Paulo Miranda Leitão começou sua história no IFCE ainda como aluno, onde cursou o Técnico em Edificações pela então Escola Técnica Federal do Ceará. Dois anos mais tarde, retornou aos quadros da instituição, desta vez como servidor técnico-administrativo, exercendo diversas funções em 20 anos de dedicação. Em 2008, foi aprovado em novo concurso público para o cargo de professor, assumindo por dois anos a função de Diretor de Ensino no Campus de Sobral, onde era professor do Eixo de Ambiente, Saúde e Segurança.Sedento pelo conhecimento, Vicente Leitão nunca parou de estudar. Graduou-se em Engenharia Civil pela Universidade de Fortaleza, especializou-se em Engenharia Urbana e fez mestrado e doutorado pela Universidade Federal do Ceará em Engenharia Civil (Recursos Hídricos - Saneamento Ambiental).
Era apaixonado pelo magistério, área na qual se realizou profissionalmente. Extramente querido pelos alunos, orientou diversas pesquisas, deixando mais de 50 trabalhos publicados. Pesquisador proeminente, o docente chegou a apresentar estudos em congressos internacionais. Liderava o grupo de pesquisa em Saneamento e Meio Ambiente do IFCE – Campus de Sobral e integrava o Centro de Estudos da Sustentabilidade da Agricultura Irrigada (CESAI).
Aos 46 anos, Vicente de Paulo Miranda Leitão deixa esposa e duas filhas. A missa de corpo presente e o sepultamento ocorrerão no cemitério do Antônio Bezerra, em Fortaleza, amanhã, dia 22, às 15h30.

Nota do Instituto Federal de Educação do Ceará - Campus Sobral

Nenhum comentário:

Postar um comentário