Especialistas defendem segurança pública como prioridade do Estado

A segurança pública deve ser tratada como prioridade no País. Foi o que defenderam, nesta terça-feira (13/09) à tarde, os participantes do debate “Limites e Possibilidades da Segurança Pública”. O evento, realizado no Complexo de Comissões Técnicas da Assembleia Legislativa, faz parte do programa Ponto de Vista: Um Tema. Um Comentário. Dois Pontos de Vista, promovido pelo Instituto de Estudos e Pesquisas para o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp).

O presidente da AL, deputado Roberto Cláudio (PSB), ressaltou a relevância do assunto no que diz respeito à construção da sociedade e o compromisso com a realidade. “Espero que esse debate seja comprometido com a verdade e que ele envolva as pessoas, os atuantes da segurança pública e os interessados no tema. Nosso Estado tem sido reconhecido por ações inovadoras, mas acredito que o conhecimento técnico e cientifico só tem a somar nos trabalhos e possibilitar uma resposta de acordo com os anseios da população”, afirmou o parlamentar.

Apresentando alguns pontos cruciais do não desenvolvimento do País, o palestrante Ricardo Balestreri, ex-secretário Nacional de Segurança Pública, explicou que se o Estado não coloca a segurança pública como prioridade, a saúde e a educação nada podem fazer. “Onde impera o medo, não há educação. Professores e alunos não têm liberdade. Entram com medo em sala de aula. E os agentes de saúde dificilmente entram em comunidades violentas, pois têm medo”, observou.

“Temos que entender que os policiais não pertencem ao Estado, pertencem ao povo. Se nossa segurança pública for reconhecida como prioridade, se nossos policiais forem também cuidados e adotarem medidas de prevenção à repressão, teremos outra realidade”, justificou Ricardo.

O professor César Barreira, diretor geral da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE), destacou a necessidade da qualificação profissional dos policiais. “A formação dos nossos policiais é de suma importância. É necessária a formação técnica, humana e jurídica acompanhem as evoluções das relações pessoais. A valorização dos nossos profissionais traz um bem a todos”, afirmou.

Também participaram do debate o deputado Delegado Cavalcante (PDT); o presidente do Inesp, Paulo Linhares, e representantes da Polícia Militar, Civil e do Ronda do Quarteirão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário