Em reunião tumultuada, Sérgio Novais é destituído do comando do PSB


O grupo que se autointitula dissidente do diretório municipal do PSB acabou aprovando, na noite de ontem, a destituição do presidente da sigla em Fortaleza, Sérgio Novais. A reunião foi realizada no meio da rua, já que a porta da sede do partido estava trancada por um cadeado. Na mesma ocasião, o grupo elegeu Karlos Kardoso como novo presidente do PSB na capital. Toda a votação aconteceu no meio da rua. Vinte filiados votaram e por unanimidade decidiram pela troca de comando da sigla. O detalhe é que Kardoso faz parte da ala histórica e era vice presidente da sigla no diretório comandado por Novais. Ele é um dos dissidentes que critica a postura de Sérgio Novais no comando da executiva.

“Sem os traidores” Eliane Novais, falando ao jornal O Estado, disse que ela e o seu grupo não reconhecem a destituição de Sérgio Novais. “A nossa militância não aceita este resultado. Isso não tem validade. Trata-se de uma atitude antidemocrática, e é esse o motivo da nossa rebelião”. Eliane disse ainda que a medida foi um desrespeito com Sérgio Novais, “que há 25 anos contribui para o crescimento do partido”. “O Sérgio tem um histórico dentro deste partido, e precisa ser respeitado”. A deputada disse ainda que “a rua não é a sede do partido, e que, portanto, a decisão não pode ter validade”. Eliane disse ainda que espera que o congresso que o partido pretende realizar amanhã “reconduza a direção do partido para um novo diretório, sem a participação dos traidores”.

Tumulto Muita confusão e um princípio de tumulto marcaram a reunião. O encontro havia sido agendado para decidir sobre a destituição, ou não, do atual presidente da sigla, Sérgio Novais. Os dissidentes já afirmvaam, antes do encontro desta quinta, ter pelo menos 2/3 dos votos e já contavam com a vitória como certa. Os filiados da ala histórica, ligada a Novais, fecharam o portão de entrada da sede do partido com um cadeado para impedir o encontro. Houve empurra-empurra e o clima ficou tenso diante do acirramento com outros socialistas que se autointitulam dissidentes e são ligados ao grupo do governador Cid Gomes, presidente estadual da sigla. Alguns filiados acabaram sendo atingidos por ovos, inclusive o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Roberto Claudio (PSB). O parlamentar foi pego de surpresa enquanto concedia entrevista ao repórter Marcos Montenegro da TV Jangadeiro. Os ovos arremessados não causaram nenhuma machucado. Sérgio Novais não apareceu no encontro. Antes, o socialista já havia afirmado que seria vítima de um “golpe” patrocinado pelo grupo ligado ao governador Cid Gomes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário