Deu no O Povo

Guerra no PSB tem novo capítulo hoje

Sérgio Novais promove congresso hoje, contestado pela nova direção que assumiu o controle do PSB de Fortaleza. Deputado diz que não há clima para convivência.


Hostilidade na quinta-feira deixou grupo que tentava destituir Novais perplexo (MARCUS CAMPOS)Hostilidade na quinta-feira deixou grupo que tentava destituir Novais perplexo (MARCUS CAMPOS)


A crise no PSB de Fortaleza não terminou na noite de quinta-feira, na votação realizada nas calçadas da sede do partido, que derrubou o presidente municipal Sérgio Novais. Destituído, ele comanda hoje congresso do PSB municipal, que tem como objetivo invalidar a reunião de quinta e expulsar todos os 20 componentes da agremiação que comandaram o ato. Visão bem diferente demonstrou o presidente estadual da sigla, o governador Cid Gomes. Ele definiu o evento como ato de democracia.


“Não é um ato de violência que vaia anular a decisão do diretório”, disse Cid, referindo-se à turbulenta votação que culminou na eleição de Karlo Kardoso como novo presidente municipal, que já trabalha na “reconstrução partidária” do PSB.


Todavia, Novais pretende, por meio de representação coletiva, eleger hoje um novo diretório municipal, seguido da formação de nova executiva municipal do partido, excluindo os dissidentes.


“O congresso já estava convocado. Portanto, com esse episódio de ontem, ganha uma conotação ainda mais representativa. E vai varrer esses caras do partido”, ameaçou Novais, adiantando que os 20 membros que participaram da reunião de ontem estão impedidos de comparecer, pois estão inadimplentes com a sigla.


Governador lamenta

Durante solenidade realizada ontem no Palácio da Abolição, o governador Cid Gomes sinalizou que a executiva estadual do partido deve acatar a votação realizada ontem. Cid disse lamentar as “cenas chocantes” de quinta-feira. “Lamentei profundamente. Mas ficou claro que há uma maioria de componentes do diretório de Fortaleza que deseja uma nova diretoria”, afirmou.

O novo presidente, Karlo Kardoso, já despachou ontem na sede. O grupo do novo dirigente estuda medidas a respeito do conflito da quinta-feira. Kardoso disse que a convocação do congresso de hoje é ilegal. “É mais um dos blefes que eles vêm aplicando para imprensa, com a intenção de confundir a opinião publica”. Segundo o presidente, apenas o diretório teria legitimidade para a convocação, não o presidente.


Já o deputado Zezinho Albuquerque disse que não há clima para convivência. “Eu não tenho a possibilidade de conviver com o Sérgio Novais no partido. Agora, ele sai se ele quiser. Eu não vou deixar de frequentar o partido”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário