Começou a perseguição ao canelau que quer ir pra Disney

Dólar deixa de ser freio e passa a combustível da inflação

Bruno Villas Bôas e Fabiana Ribeiro, O Globo

O dólar comercial emplacou [ontem] seu sétimo pregão seguido de valorização - maior sequência de altas em 16 meses - e fechou cotado a R$ 1,678, num avanço de 1,02%, para o maior patamar desde 17 de março deste ano. A moeda americana voltou, assim, a acumular alta no ano de 0,72%, o que não acontecia desde março.

O dólar chegou a recuar a R$ 1,537 em 26 de julho deste ano, quando atingiu sua menor cotação em 12 anos. Naquele dia, a moeda acumulava baixa de 7,74% no ano. A discussão sobre o câmbio ganha mais força num momento em que a inflação segue elevada e o Banco Central decide cortar 0,5 ponto percentual da Selic. O dólar contribui - e muito - para segurar os preços do Brasil.

Segundo especialistas, a valorização da moeda americana, se persistir em alta por mais tempo, vai passar de freio para combustível dos preços. Alimentos, produtos de higiene e limpeza, eletrônicos e mesmo o setor de serviços dependem da cotação da moeda americana, por usarem componentes importados.

- O dólar em alta, certamente, dificulta o processo de redução da inflação. E, com os juros baixando, abre-se espaço para a depreciação da taxa de câmbio (dólar sobe) - diz Elson Teles, economista da Máxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário