Coluna do blog


Como escrever, segundo Graciliano Ramos

A propósito do projeto do deputado Carlomano Marques, que quer Governo e Assembléia do Ceará contratando somente jornalistas formados em escolas superiores para seus quadros, esta pérola de Graciliano Ramos, avô de meu estimado amigo Guilherme Ramos, leitor diário desta coluna em Orlando (EUA), onde mora: “Quem escreve deve ter todo cuidado para a coisa não sair molhada. Quero dizer que da página que foi escrita não deve pingar nenhuma palavra, a não ser as desnecessárias. É como pano lavado que se estira no varal. Naquela maneira como as lavadeiras lá de Alagoas fazem seu ofício. Elas começam com uma primeira lava. Molham a roupa suja na beira da lagoa ou do riacho, torcem o pano, molham-no novamente, voltam a torcer. Depois colocam o anil, ensaboam e torcem uma, duas vezes. Depois enxáguam, dão mais uma molhada, agora jogando a água com a mão. Depois batem o pano na laje ou na pedra limpa e dão mais uma torcida e mais outra, torcem até não pingar do pano uma só gota. Somente depois de feito tudo isso é que elas dependuram a roupa lavada na corda ou no varal, para secar. Pois quem se mete a escrever devia fazer a mesma coisa. A palavra não foi feita para enfeitar, brilhar como ouro falso, a palavra foi feita para dizer”. Bem que algo assim poderia ilustrar mais ainda o projeto do nosso Carlomano um loquaz (no bom sentido) usuário da tribuna da Assembléia.

A frase: "Os arrogantes são como os balões: basta uma picadela de sátira ou de dor para dar cabo deles." De quem sempre tem um alfinete pronto.

Bombou (Nota da foto)

Outra vez nosso Duquinha bombou na audiência pública que discutiu a cajucultura cearense,em decadência, desta feita em Horizonte. Dobrou o número de participantes da primeira,em Itapipoca.

Natal caliente

A Duloren está garantindo que a demanda por sutiãs e calcinhas vermelhas já cresceu 15% por causa do Natal. Eita mulherada.

Emprego

A Casas Bahia acaba de fechar com 5 endereços em Fortaleza para se instalar. Um deles é no Center Um. Outros quatro ficam em cantos importantes,como no térreo do velho Savanah Hotel.

Indicação geográfica

Um dos seis produtos brasileiros com indicação geográfica chega à Bélgica semana que vem com a Presidenta Dilma Rousseff num encontro Brasil-Comunidade Européia.

Costa Negra

Consumidora do camarão brasileiro de cativeiro, Bruxelas terá carcinicultores de Acarau, que cultivam o camarão Litopenaeus Vannamei, o Costa Negra, fazendo negócios com os belgas.

Visita

A Mesa diretora da Assembleia do Piauí, mandou esta semana ao Ceará seu presidente pra conhecer como funciona o sistema da homônima cearense em comunicação.

Cesta de compras

Depois do Eurobank, o Banco do Brasil está comprando outra instituição de pequeno porte na Florida, por US$30 milhões. O Eurobank custou US$6 milhões.

Leriado de Copa

Começou a ser articulado um encontro entre Dilma Rousseff e Joseph Blatter, presidente da entidade, para aparar as arestas. Eu aprovo.

Cena cearense

Uma blitz, armada as seis e meia da noite, fechou três das quatro pistas da avenida do Aeroporto, no sentido Montese-BR 116, causando brutal congestionamento. Só na cabeça de...ce sabe.

Dinamite

A revista britânica "New statesman" escala Dilma como a 21ª personalidade mais influente do mundo.

Papo de eleitor

Osvaldo Honório Lemos Júnior é Prefeito de Reriutaba no Ceará. Desempregado, o eleitor Carlos Cristino acercou-se dele e abriu o pedido de trabalho assim: - Osvaldo, e não votei em você, mas gostei muito da sua eleição...

Nenhum comentário:

Postar um comentário