Coluna do blog...


Você não leu ontem, porque,voando, não tivemos condições de publica-la. Fica valendo para quem não viu no papel.

Foi assim...

NY (EUA) 18 graus. Nalgumas ocasiões vim aqui, acompanhar um presidente do Brasil na abertura anual da Conferência da Organização das Nações Unidas. Desde Sarney até hoje. Lembro como se fosse hoje, depois de sua fala o presidente dirigir-se a este humilde repórter e ao Lucas Mendes e perguntou, ainda em plenário o que achamos de ele haver incluído o poeta Bandeira Tribuzi em seu discurso. O tempo passa e os tempos são outros. As preocupações do mundo são enormes e os discursos idem. Jamais ouvi tantas vezes a palavra crise mundial. Jamais ouvi tantos com a mesma preocupação, como a questão do oriente médio, Palestina etc. e tal. Simpatias internacionais com o Brasil foram todas em todos os anos. Esta semana porém, a virada foi interessante. Não era pelo fato de Dilma ser mulher, presidenta e a primeira a falar neste imenso fórum mundial. Éramos mais de três mil jornalistas, radialistas, câmeras, fotógrafos e mais uma infinidade de técnicos. Nunca vi mais de 600 ou setecentos credenciados. Também não vi, e agora vi, o Brasil cantando de galo oferecendo ajuda aos riquinhos, sentando à mesa com as potências como França, Inglaterra e EUA para discutir negócios e...a tal da crise. Dilma foi franca do começo ao fim. Coerente em todas as falas, mesmo abordando temas perigosos como a questão palestina e o desemprego no mundo. Devo lembrar que isso não é um relatório, mas uma contastação. O que vi, e eu ainda estou aqui em NY, a esquina do mundo, vai demorar muito tempo para ser digerido, na esperança de a esperança vencer o medo e o medo dar lugar ao fim das guerras e o começo da paz. É a vida. Até a próxima dobra do tempo.

A frase: "Sempre que possivel converse com um saco de cimento.Nessa vida só devemos acreditar no que é concreto". De um concretista parnasiano.

• a agenda de ontem - Antes de voltar pra casa, Dilma Rousseff teve um dia agitado de reuniões. Veja só que ela fez ontem, antes de embarcar para Brasília:

• trabalheira - 8h - Reunião de Alto Nível sobre Segurança Nuclear. Local: Sede das Nações Unidas (Plenário da Assembleia Geral). Cobertura: imprensa oficial; pool de imagem e de repórteres. 15h - Reunião de Alto Nível sobre Diplomacia Preventiva. Local: Sede das Nações Unidas (Plenário do Conselho de Segurança). Cobertura: imprensa oficial.

• coisa de avó (segura!) - Um brasileiro que está em Nova York avistou Dilma em plena Quinta Avenida, tomou coragem e foi na direção dela - Quanta honra encontrá-la aqui, presidenta! Muito simpática, ela deu dois beijinhos no interlocutor e comentou que estava indo na GAP, a loja de roupas, comprar presentes para o neto. A GAP é barateira toda vida.

• bastidores - Esta eu soube mas o Ancelmo já contou. Reconto proces: - Vive la France! Nicolas Sarkozy atravessava ontem a Rua 45, com a 1ª em frente à ONU, onde estava Obama, e um policial americano gritou: — O senhor não pode cruzar esta rua!

Éramos muitos Incrível. Este mundaréu de gente é tudo jornalista do mundo inteiro. Só uma parte, porque outros cobriam eventos paralelos de seus governantes. O salão é o Centro de Imprensa da ONU.

• impávido. - Sarkozy seguiu impávido. E Pontual, que é filho de francesa e tem dupla nacionalidade, ainda deu um brado retumbante: — Vive la France!

• azeredo - Cruzei com o senador Azeredo e uma bela coleguinha na entrada da ONU. – Como vai este bravo mineiro, indaguei. E ele, mais mineiro ainda: Vou indo à ONU..

• cena cearense - À cata de uns panos diferentes, baixei na Century 21, ao lado de onde ficavam as torres gêmeas. Na pracinha ao lado uma manifestação de jovens com mulheres de peitos de fora. • calma - Não era nenhuma cearense, não, como vocês verão no www.macariobatista.blogspot.com. Foi na loja mesmo.

• rosa, diabo! - Uma mulher jovem, alta, até bonita e cheia da cintura pra baixou gritou a plenos pulmões: Rosa, tu tá aonde, diabo? Irresistível a risada, minha e o espanto do povo.

• na hora dele - Americano, mesmo o mais amigo, não faz graça. Barack Obama falava logo depois de Dilma na abertura da ONU. Chegou quando a presidente dizia muito obrigada.

SE VOOU... A previsão de decolagem do avião presidencial de volta ao Brasil, para Brasília, era 22 horas de ontem. Chegada prevista para as 7 da manhã de hoje. Com a presidente Dilma Rousseff exultante. macariobatista@uol.com.br www.macariobatista.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário