Coluna do blog



New York(EUA) 20 graus

A apareceu a Margarida

Eram exatamente 9 horas e 45 minutos quando o mestre de cerimônias da ONU anunciou a fala de Dilma Rousseff. Aplausos. Grave,levemente sorridente, a Presidenta subiu ao púlpito. Cumprimentou o Presidente da Organização, as autoridades e abriu dizendo pela primeira uma mulher abrindo a Assembléia das Nações Unidas, era a voz da democracia, da igualdade que estava emandando daquele estrado. E se disse humilde e honrada com a experiencia. Falou que aquilo era fruto da valentia e da determinação. E foi direto à crise. Falou em crise mais de dez vezes, na primeira, que se a crise não for convertida, poderá gerar grandes problemas sociais e politicos. Criticou a falta de recursdos políticos das nações. Lembrou que o desemprego gerado pelo momento, atinge 44 milhões de europeus e 14 milhões de norte-americanos. O Brasil, vem fazendo sua parte, mas “...nossa capacaidade de resistir não é infinita”. Adiantou que queremos ajudar a debelar a crise, insistiu. E mudou o mote; Desde 2010 testemunhamos a primavera árabe, essa questãotão delicada. – O mundo sofre com a intervenção da violência, destacou. O Conselho de Segurança da ONU é vital para promover a paz. Prcisa de reforma para encarar a atualidade. O Brasil está pronto para sentar à mesa, pediu o lugar que Lula tanto perseguiu. Lamentou não poder dar boas vindas à Palestina, que veria estar presente como membro permanente da ONU. Chamou as mulheres dizendo forte que a verdadeira politica de direitos humanos é o fim das desigualdades, sejam economicas, sociais,culturais. E cincluiu dizendo ter a sensação de que repesentava ali toda as mulheres do mundo, que querem emrpego, trabalho, participação empreendedora. Voltou a falar em determinação e, como parte forte, lembrou que foi vítima de prisão e de tortura, mas que estava ali, porque tinha agido com coragem e vontade de vencer. Dilma Roussef foi aplaudida pela Assembleia por 45 segundos ininterruptos. Desceu e, aoouvir os agradecimentos doPresidente da ONU por sua presença, voltou a ser aplaudida por mais 22 segundos. Uma de Brasil mulher.

A frase: Se alguém disser que você nunca fez nada de importante, não ligue.O mais importante já foi feito: Você!” Pois é. Pode ser.

De pedinte a doador (Nota da foto)

A presidente Dilma Rousseff disse ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que o Brasil está trabalhando com outros mercados emergentes para oferecer ajuda às economias europeias, afirmou uma autoridade pedindo anonimato. Este foi um ponto alto das conversas de Dilma com Obama. Esta semana, em Washington, Guido Mantega, vai dar sequencia ao assunto com seu parceiro do tesuro americano.

Colegam se entendem

Dilma e Calderon, ambos presidentes, foram ministros de energia em seus países. O Presidente do México falou para a Presidenta do Brasil que quer trabalhar junto a produção de etanol.

E mais...

No encontro dos dois aqui em NY, Calderon convidou Dilma para uma visita ao México e adiantou: Nós temos muita coisa de comércio em comum. Precisamos ampliar o processo.

Cerveja é bom

Os americanos concluiram pesquisa sobre a cerveja na reidratação. Depois de um grande esforço físico a cerbeja é melhor que a çaua, descobriram. Com moderação.

Pentagono gay

As bibas fardadas dos EUA estão vibrando com a decisao das Forças Armadas de que não é mais problema soldado gay. Não pergunte,não fale. Pronto. Está resolvido o bode.

Kadafi fora

Com a chegada da bandeira dos rebeldes líbios a ONU simplificou as coisas: Kadai está fora. A Líbia agora é outra, dos rebeldes.

Fenomeno brilha

Ronaldo Fenomeno brilhou na noite americana.Num jantar esta semana aqui em NY acabou trazendo prejuizos ao dono do restô; os cozinheiros pararam de trabalhar pra ver o craque.

Papo cabeça

Aliás, Ronaldo, acompanhado do Luciano Huck e da Angélica, levaram um longo papo com Arnaldo Schwarzenegger, o ex-governador da California.

Beijinhos

Obama rocou dois beijinhos com a presienta Dilma Rousseff numa das despedidas dos eventos em que estiveram juntos. Elegante, Obama pe de puxar cadeira pras damas. Dizem que ainda manda flores.

Agenda final

8h - Reunião de Alto Nível sobre Segurança Nuclear

Local: Sede das Nações Unidas (Plenário da Assembleia Geral)

Cobertura: imprensa oficial; pool de imagem e de repórteres

15h - Reunião de Alto Nível sobre Diplomacia Preventiva

Local: Sede das Nações Unidas (Plenário do Conselho de Segurança)

Cobertura: imprensa oficial

22h - Partida para Brasília

Local: Aeroporto Internacional John Fitzgerald Kennedy

Nenhum comentário:

Postar um comentário