Coluna do blog


New York (EUA) 18 graus

O dia é hoje

A turma do contra, aquela que vê em cada adversário um inimigo, ou em todos o medo de uma rasteira, diz que Dilma só é a primeira mulher a abrir a Conferencia anual da ONU, porque além de ser uma tradição desde 1947 o Brasil abrir a rodada, Dilma é a primeira presidenta do País. Ora bolas; quer dizer que eu estou aqui em NY porque eu vim. Pouco importa seja a primeira ou a última, o que de certo não será, mas a importância para a fala da Presidenta hoje, vem da visão feminina do discurso. Aqui, Dilma, nos dois primeiros eventos, defendeu mais saúde para a mulher do mundo e, num segundo momento, discutiu que a mulher na política traz visão humanista, maternal, companheira, parceira. A fala de hoje, deverá ser permeada da palavra esperança. Todo mundo espera, por exemplo, que Dilma defenda o reconhecimento do Estado Palestino. (Aliás, o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, afirmou que está disposto a se reunir com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, em Nova York. Em entrevista à rede de TV Fox News, Abbas destacou que o futuro das negociações de paz depende do reconhecimento israelense das fronteiras anteriores às de 1967.- Vou encontrar qualquer autoridade israelense a qualquer hora, mas será inútil se não houver algo tangível - disse Abbas. O presidente disse ainda estar disposto a fazer uma cobrança a Barack Obama:- Você disse que teríamos um Estado em 2011. Espero que cumpra.) E mais: Que fale contra a fome no mundo. Que dê carão nos gastadores inveterados. Que puxe as orelhas dos europeus que estão levando o mundo à desordem economica e, aos americanos, chame pras conversas para que diminuam investimentos em guerras. Talvez até passe pela história do aumento de impostos que Obama quer para arrumar um trilhão de dólares e tapar alguns pequenos buracos. Sobre o Basil vai falar de uma economia ajustada à necessidade do instante mundial, dizem alguns economistas observadores da cena. Uma fala esperada não só por ser a primeira mulher a abrir a conferencia anual das Nações Unidas, mas por ser uma fala de um Brasil aparentemente novo e mais consciente de seu papel no mundo. Vamos ver.

Obama e Dilma, enfim juntos (Nota da foto)

Fomos liberados durante três minutos para as fotos. Pronto.Vamos sair, diziam assessores. E a gente ficando, sendo empurrados, agora com uma certa simpatia. Obama e Dilma, sentados em cadeiras relativamente distantes, sorriam. Ele fazia gestos, como quem agradece pelas fotos. Dilma, sorridente mas com ar de tensão. Este foi o momento que colhemos antes de fecharem as portas e ficarem apenas com assessores. Logo depois, coisa de uns 35 minutos, foram direto para o lançamento do grupo Governo Aberto. Sentaram lado a lado. O Brasil é parceiro da ideia. Dilma deu destaque à necessidade de uma imprensa forte. Obama, que falou antes dizendo que informação é poder o que ajuda as pessoas a tomarem posição.

A frase: "Os homens de mérito não precisam cuidar da sua fama; a inveja dos tolos e dos petulantes se encarrega de propagá-la." Isso deve ser de alguém que faz inveja a alguém.

Estado de graça

'Não votei na senhora, mas estou feliz com seu governo', ouviu a presidente de uma brasileira na rua em NY. A presidente fez passeio a pé, com direito a muitas fotos ao lado de turistas.'

Acordo

A GE(General Elétric) fez acordo com a MPX,do Eike Batista, para ampliar a usina geradora de energia solar nomunicípio de Tauá, no Ceará.

Repercutiu

O assunto foi tema de conversas de primeiro escalão do Governo brasileiro aqui em NY. O combinemos vai fazer Tauá pular da geração de 1 par4a 5 megawates.

Especial

Diz a notícia,ainda, que o sol de Tauá é especial. Que é mais quente do que no resto do Estado e mais brilhante que no resto do Brasil. Haja filtro solar.

Estudante fora

Para Orlando Silva, o Ministro dos Esportes do Brasil, disse aqui em NY que esse negócio de meia pra velhinhos e estudantes, na Copa do Mundo, ainda tem que ser discutida. É muito o que estão querendo, afirmou.

Agenda de hoje em NY

8h30 - Audiência concedida ao Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon

Local: Sede das Nações Unidas

Cobertura: imprensa oficial

9h - Abertura do Debate Geral da 66a Assembleia Geral das Nações Unidas

Local: Sede das Nações Unidas (Plenário da Assembleia Geral)

Cobertura: imprensa oficial; pool de imagem e de reporteres

12h – Encontro bilateral com o Presidente do Chile, Sebastián Piñera

Local: Hotel Waldorf Astoria

Cobertura: imprensa oficial e fotógrafos, ao início

14h45 - Encontro bilateral com o Primeiro-Ministro do Reino Unido, David Cameron

Local: Hotel Waldorf Astoria

Cobertura: imprensa oficial e fotógrafos, ao início

15h45 - Encontro bilateral com o Presidente da França, Nicolas Sarkozy

Local: Hotel Waldorf Astoria

Cobertura: imprensa oficial e fotógrafos, ao início

16h45 - Encontro bilateral com o Presidente do Peru, Ollanta Humala

Local: Hotel Waldorf Astoria

Cobertura: imprensa oficial e fotógrafos, ao início

17h30 - Encontro bilateral com o Presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos

Local: Hotel Waldorf Astoria

Cobertura: imprensa oficial e fotógrafos, ao início

Nenhum comentário:

Postar um comentário