Coluna do blog

A foto que Dilma perdeu
À mesa, como convém

Nova York(EUA) 18 graus

Uma cidade amalucada

Quem já veio aqui, sabe que o transito de NY é maluco, caótico, gigantesco, barulhento, quase mal educado. Fruto de uma mistura de motoristas de tudo quanto é lugar do mundo, cada um trazendo pra cá suas deseducações, como a de um amigo meu que chega a businar pra ele mesmo, quando está no primeiro carro diante de um semáforo que se abre para ele. O diabo é que, quando chegam dias como estes, desta semana que começou ontem, com Sessão de Abertura da assembleia das Naçoes Unidas-ONU, o pau quebra. Isso aqui vira um pandemônio. Veja bem; estão aqui os principais líderes do mundo. Todos. Ou quase todos. A simples presença deles deixa a segurança em polvorosa. A segurança deles e a segurança dos Estados Unidos que ficam puramente paranóicas e tem razão; depois do 11 de setembro sabe-se que por aqui passam, e muitas vezes ficam, os mais malucos personagens da humanidade. Quando não vêm pessoalmente, mandam seus representantes. Bem, teremos aqui, tambem, Barack Obama. O mais amado e o mais odiado, o mais simples e o mais buscado de todos os líderes. Isso quintuplica os cuidados. Onde ele está ou por onde ele passa, o bicho pega. Nós, cheios de credenciais no peito, somos mantidos anos luz de distancia do cara daí termos que nos valer de potentes lentes fotográficas ou não saberemos de nada. Ter lugar à ONU é um privilégio de poucos. Chegar perto e ouvir o que essa gente está "tramando" contra ou a favor da gente,são outros quinhentos.Aliás, lembra um colega gozador aqui ao lado, que acompanha a vida da política cearense, dois aspéctos que só a molecagem brasileira é capaz: Gente, segurança assim só quando Cid Gomes estiver no Palácio da Abolição e quando o dr. Rodolfo for cortar a fita simbólica de inauguração das Torres Gemeas e do Muro das Lamentações lá em Sobral. Veja só onde o ridículo nos trás. Ou nos leva. Tem culpa, eu?

A frase: “Não mexa com a Dilma.” Título da reportagem da revista norte-americana 'Newsweek' sobre a presidente Dilma

Papo com asiáticos

A embaixadora Edileuza Reis, que comanda os assuntos relativos à Ásia no Itamaraty,está aqui em Nova York. Vai fazer contatos durante a Assembleia Geral da ONU com dirigentes de países asiáticos.

Prêmio ao mérito

A presidente Dilma Rousseff vai receber o prêmio Woodrow Wilson Public Service Award, nesta terça-feira,hoje, 20, em jantar no Hotel Pierre, em Nova York.

Coisa de brasileiro

No evento da tarde, versando sobre mulheres e, principalmente sobre mulheres na política, imagina o que aconteceu!

ONU corretíssima na hora

Faltavam 10 minutos para as tres da tarde e já estavam no salão do evento sobre mulheres,(Colóquio de Alto Nível sobre Participação Política de Mulheres) estavam todas,menos a Presidenta Dilma.

Mãos na cabeça

O pessoal do Itamaraty, enlouquecido. Corre-corre. Cadê a Presidenta que não chega, se perguntavam. Hilary Clinton, toda sorrisos, Bachelet simpática, todas, menos ela.

Começa

Aqui evento é evento e tem hora pra começar e pra acabar. Nada de Dilma Roussef. No meio da mesa um buraco com o nome dela à frente.

15 minutos

Já falava uma das convidadas especiais e eis que surge um séquito. Coisa pra umas 15 pessoas. Dilma à frente. Tinha um ar de afogueada.

Anuncio

Foi anunciada sua chegada. Houve aplausos, sorrisos amarelos. As pessoas, inclusive jornalistas, com um sorriso maroto de quem diz: Isto é Brasil. Que coisa.

Hoje

A programação é esta: 13h30 - Encontro bilateral com o Presidente dos Estados Unidos da América, Barack Obama

Local: Hotel Waldorf Astoria (301 Park Avenue)

Cobertura: fotógrafos, ao início

14h - Cerimônia de lançamento da “Parceria para Governo Aberto”

Local: Hotel Waldorf Astoria

Cobertura: imprensa oficial e fotógrafos

15h45 - Encontro bilateral com o Presidente do México, Felipe Calderón

Local: Hotel Waldorf Astoria

Cobertura: imprensa oficial e fotógrafos, ao início

19h30 - Jantar por ocasião da entrega à Presidenta da República do Prêmio por Serviço Público, oferecido pelo Woodrow Wilson International Center for Scholars

Local: The Pierre Hotel (2 East 61st Street)

Cobertura: imprensa credenciada – Tomara que dê certo

Nenhum comentário:

Postar um comentário