Coluna do blog


Primeira mulher do mundo a abrir a Assembleia Geral da ONU é nossa Dilma

Nova York (EUA) 20 graus. Já está em Nova York a presidenta Dilma Rousseff,onde fará o discurso de abertura da Assembleia Geral da ONU. A presidente desembarcou em Nova York às 5h30 de ontem, e passou o domingo sem compromissos oficiais. Hoje começa a maratona. Às 10h, ela participa da abertura da Reunião de Alto Nível sobre Doenças Crônicas Não-Transmissíveis, onde discursa sobre a experiência brasileira na área de política de saúde. “O objetivo é tratar da prevenção e controle de doenças não-transmissíveis em todo o mundo”, disse o porta-voz da Presidência, Rodrigo Baena. A saúde tem sido tema constante nos discursos de Dilma, que defende um "debate" sobre a criação de uma nova fonte de financiamento para o setor. Uma das possibilidades seria um imposto sobre transações financeiras, nos moldes da extinta CPMF, mas cuja arrecadação fosse exclusivamente destinada para o Sistema Único de Saúde. Parte dos recursos da CPMF era destinada à Previdência Social. De tarde, às 15h, Dilma terá reunião da ONU sobre a participação das mulheres na política. A presidente foi convidada pela ex-presidente do Chile Michelle Bachelet, que é diretora-executiva da ONU Mulher, agência das Nações Unidas criada em 2010. “O objetivo é reforçar a atenção internacional para a necessidade de incluir mulheres na política”, explicou Baena. Na terça-feira, às 13h30, a presidenta terá reunião bilateral com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. Em entrevista, a presidente afirmou que poderá tratar de crise econômica internacional na conversa. Ela tem criticado as medidas tomadas pelos EUA para combater a turbulência financeira. A presidenta afirmou que falta ao governo norte-americano "decisão política" que estimule investimentos e "recicle" o endividamento da população. Às 14h, Dilma lança, ao lado de Obama, a iniciativa "Parceria para Governo Aberto" ("Open Government Partnership", em inglês), que visa difundir práticas como transparência orçamentária e acesso a informações públicas. O Brasil é coautor do projeto a convite do presidente norte-americano. De acordo com o porta-voz da Presidência, Dilma poderá citar como exemplo de transparência a proposta de criação da Comissão da Verdade, que prevê a criação de um grupo para apurar violações aos direitos humanos de 1946 a 1988, incluindo a ditadura militar. A presidente deve falar também do projeto de lei que amplia o acesso a informações governamentais e prevê o fim do sigilo eterno dos documentos públicos. As duas propostas estão em tramitação no Congresso Nacional. Após o evento, Dilma se reúne com o presidente do México, Felipe Calderón. De noite, às 19h30, a presidente recebe o "Wilson Award for Public Services", prêmio oferecido pelo Woodrow Wilson Internacional Center for Scholars a personalidades que tenham contribuído para a melhoria dos serviços públicos. Entre os brasileiros que já receberam a homenagem está o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.


A frase: Não ensine porcos a cantar. Você perde seu tempo e incomoda o porco.” Pra ir pensando durante a semana.


Panos mornos

Dilma, quem sabe, vai ter que apartar briga em sua estada aqui em Nova York nesta semana.

Olha as companhias

Além dela e de Obama, estão hospedados no Hotel Waldorf Astoria os presidentes do Irã (Mahmoud Ahmadinejad) e do Afeganistão (Hamid Karzai).


Data fatídica

Completam-se três anos da quebra do Lehman Brothers, que empurrou o mundo para uma crise financeira sem fim. Até agora, os bancos se salvaram. Já os países...


Querendo voltar

A petrolífera Anadarko está querendo sair do Brasil. A americana foi a primeira privada a descobrir petróleo no pré-sal, em 2008.


Ouvido aqui

Contou-me um figurão do BB, no lobby do Waldorf Astória: o Banco do Brasil aprovou a criação, nos próximos 12 meses, de cem agências bancárias no Estado do Rio.


E no Ceará?

Perguntei sobre novas agências para o Ceará. – Estão em estudos pelo menos mais 10 em Fortaleza, ouvi em resposta.


Companheiros de viagem

A comitiva brasileira na viagem aos EUA é formada pelos ministros de Relações Exteriores, Antonio Patriota, da Saúde, Alexandre Padilha, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, do Esporte, Orlando Silva, da Secretaria de Comunicação Social, Helena Chagas, e da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário