Cid Gomes debate com Guido Mantega divisão dos royalties do pré-sal

A previsão é que até o dia 5, estados, União e Legislativo entrem em acordo para a definição da partilha dos royalties. Cid manteve também audiência no Ministério da Agricultura.

O governador Cid Gomes manteve nesta quarta-feira (14), em Brasília, reunião com o ministro da Fazenda, Guido Mantega. Na pauta das discussões estava a partilha dos royalties do pré-sal. Durante o encontro, que contou com ainda com as presenças dos governadores Marcelo Déda (Sergipe) e Agnelo Queiroz (Distrito Federal) e dos secretários da Fazenda dos dois estados e do DF, foi estabelecido um prazo até o dia 5 de outubro para que estados, União e Legislativo entre em um acordo sobre um novo modelo de partilha dos royalties.

“O nosso entendimento é de que o máximo possível deve ser destinado ao conjunto de estados e municípios brasileiros. Eu, particularmente, e muitos têm essa mesma sensibilidade, não acho razoável que estados que já incorporaram aos seus orçamentos valores, venham a ter perdas nominais. Mas também não achamos que seja razoável que esses estados continuem tendo percentuais muito além do razoável . Então, o meio termo é assegurar que o Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo não tenham perdas e daí adiante a totalidade deve ser repartida com o conjunto dos estados e municípios brasileiros, inclusive, de novo, com Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo na proporção daquilo que é sua população e inversamente proporcional a renda per capita”, explicou Cid Gomes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário