Campanha de Desarmamento na Camara de Fortaleza

A atual campanha possui 18 estados que já assinaram os termos de cooperação pelo desarmamento com o Ministério da Justiça.


Com o objetivo de discutir a Campanha Nacional de Desarmamento Voluntário, a Câmara Municipal de Fortaleza realiza audiência pública na próxima segunda-feira (12), a partir das 14h30min.

"Temos que aprofundar a discussão e retirar os vários véus que encobrem o tema do Controle de Armas de Fogo no país", disse Duda Quadros, mobilizador regional da Rede Desarma Brasil para a CEVAM, do Ministério da Justiça.

A atual campanha é a terceira realizada pelo Ministério da Justiça. Nas duas anteriores (em 2004/2005 e 2008/2009) foram entregues cerca de 500 mil armas de fogo no país, segundo o Instituto Sou da Paz, sendo 25 mil só no Ceará.

Durante o evento, membros da Rede Desarma Brasil, parceira do Ministério da Justiça para articulação nacional da Campanha de Desarmamento Voluntário, apresentarão a situação sobre Campanhas de Desarmamento e sobre a atual Campanha Nacional, que possui 18 estados que já assinaram os termos de cooperação pelo desarmamento com o Ministério da Justiça.

O Ceará, entretanto, ainda não oficializou o termo de cooperação, não lançou um comitê estadual e só possui três postos de recolhimento de armas, dois na Capital e um no Interior. O Ceará está em 21° lugar no ranking de números de locais (postos) de entrega e 7° em quantidade de recolhimento.

Estarão presentes na audiência pública, além de gestores, pesquisadores e articuladores da Campanha Nacional, os coordenadores: Antônio Rangel Bandeira, sociólogo membro do Viva Rio, e Almir Laureano do MovPaz /Conselho Nacional de Segurança Pública (CONASP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário