Cai domingo (11) suspensão do PT ao prefeito de Senador Pompeu (CE)

Na segunda-feira (12), executiva do PT discutirá futuro de gestor.

PT aprovou Resolução que trata combate à corrupção como "compromisso".

Neste domingo (11), terminam os 60 dias de suspensão aplicada pela executiva cearense do Partido dos Trabalhadores (PT-CE) ao prefeito do município de Senador Pompeu, Antônio Teixeira de Oliveira. O gestor e o vice, Luís Flávio Mendes de Carvalho, estão presos desde 30 de junho, em Fortaleza, por suspeita de fraude e desvio de verbas.

Na segunda-feira (12), a executiva estadual do PT terá novo encontro onde deve ser discutido o futuro de Oliveira. Vale ressaltar que, o partido, em seu 4º Congresso realizado dia 4, aprovou Resolução que trata o combate à corrupção como um "compromisso inarredável".

Antônio Teixeira foi suspenso pelo PT-CE no dia 13 de Julho, após ser denunciado criminalmente pelos Ministérios Públicos Estadual e Federal e afastado do comando da prefeitura de Senador Pompeu, juntamente com seu vice-prefeito e outras 29 pessoas. Entre elas, todos os membros da Comissão de Licitação da cidade, secretários de governo, tesoureiro, engenheiro e assessor de imprensa.

Enquanto estava suspenso, a situação do prefeito se complicou, uma vez que ele também foi afastado do cargo por decisão da Justiça da Comarca e por decisão de dois terços dos vereadores da Câmara Municipal. O poder legislativo de Senador Pompeu também criou comissão processante que dará parecer em dois meses sobre a cassação, ou não, do mandato do gestor.

Prefeito, vice e outras 14 pessoas foram presas desde que os 31 mandados de prisão foram expedidos pelo Tribunal de Justiça do Ceará (TJ-CE) em 21 de junho. As demais continuam foragidas. Desde o decreto da prisão, a administração municipal tem sido realizada pelo então presidente da Câmara, Ibervan Fernandes.

Para o advogado do prefeito e dos vice, Hélio Leitão, “a decretação da prisão se deu no início do processo sem que fosse assegurado ao prefeito e todos os acusados as garantias de defesa ampla no processo contraditório”. Helio Leitão, diz que seus clientes sempre estiveram “à inteira disposição” para esclarecimentos.

Penso eu - Hélio Leitão não deve estar sabendo que o Prefeito recusou receber na prisão, nos Bombeiros, a comissão processante da Camara Municipal de Senador Pompeu que foi cita-lo, ou, dar a ele a oportunidade de defesa. A fala de Helio Leitão parece mesmo coisa de advogado na defesa dos interesses de seu constituinte. Na verdade, o sr. Leitão é o segundo advogado de Antonio Teixeira nesse processo. O Primeiro, o grande Paulo Quesado, tirou o time, isto é, disse pro Prefeito que não poderia continuar com sua defesa e foi embora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário