Brasil mostra experiência com energia em fórum promovido pela ONU

A experiência do Brasil na promoção de acesso aos serviços de eletricidade foi apresentada nesta terça-feira (20), em Nova York, no Fórum do Setor Privado 2011, promovido pela Organização das Nações Unidas. O presidente da Eletrobras, José da Costa Carvalho Neto, e o diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Jorge Samek, participaram do debate, que reuniu mais de 300 representantes de governos, de empresas e da sociedade civil de dezenas de países.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon, antecipou aos participantes do debate que a energia será destaque no seu pronunciamento desta quarta-feira, na Assembleia Geral, que será aberta pela primeira vez por uma mulher, a presidenta Dilma Rousseff. “Precisamos colocar a energia como um dos temas do topo da agenda internacional”, afirmou o secretário-geral.
A ONU e o Pacto Global lançaram esta semana o programa Energia Sustentável para Todos, que visa a universalização dos serviços de energia até 2030, melhorar a eficiência do setor em 40% e aumentar a participação de fontes renováveis em 30% até aquela data. A intenção é definir um plano de ação até a Conferência Rio+20, em 2012, no Rio de Janeiro.
Muitos dos participantes do debate apontaram o Brasil como um exemplo positivo no combate à miséria e na promoção do acesso aos serviços de eletricidade. E os representantes brasileiros foram questionados sobre a aplicação na prática dessas políticas. Para o diretor-geral brasileiro da Itaipu, a questão da universalização da energia passa pela distribuição de renda. “Não há como resolver apenas a questão do acesso a esses serviços. É preciso ter um ambiente favorável para o crescimento econômico, aliado à distribuição de renda e à boa governança”, afirmou Jorge Samek.
O presidente da Eletrobras, por sua vez, afirmou que “é extremante positivo que a ONU tenha colocado a energia no centro do debate global da busca pela sustentabilidade” Carvalho Neto disse ainda que “isso também sinaliza a importância que o sistema Eletrobras terá na Rio+20” (conferência sobre o meio ambiente que será realizada em 2012, no Rio de Janeiro. Carvalho Neto fez uma defesa da hidreletricidade na Amazônia, em debate com autoridades internacionais, mostrando o avanço das tecnologias, as boas práticas socioambientais, o intenso processo de negociação e as formas de mitigação dos novos projetos.
O evento também contou com a participação do ex-governador da Califórnia (EUA), Arnold Schwarzenegger, que apresentou a experiência do seu governo na promoção de energias renováveis e na melhoria da eficiência energética, com projetos realizados em parcerias público-privadas. “O setor privado foi essencial para o sucesso desses projetos que hoje fazem parte dos programas da administração Obama, mostrando como iniciativas regionais podem influenciar políticas nacionais”, afirmou.

Alias, o Fortão, ex-Governador da California, teve um papo legal com Ronaldo Fenomeno,segunda feira, ontem, num restaurante aqui em NY. Passaram cinco minutos de conversa informal. Ronaldo veio aqui participar de um evento que arrecada dinheiro para programas brasileiros. Ele como convidado e Luciano Huck como homenageado ao lado de sua, dele, Angelica. Só proce ver como o moço anda podendo; o prato que Ronaldo pediu custa a porcaria de 300 dólares, papo pra mais de R$500,00. Macarrão comum molho de champinhos brancos. Bebeu um drink chamado Bellini feito com champanhe e deixou em polvorosa a cozinha do restaurante. Os cozinheiros pararam de trabalhar para ver o Fenomeno de perto. Isto aqui ainda é a esquina do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário