Artistas cearenses no lançamento da Frente em Defesa da Cultura


Show de vários artistas cearenses marca o lançamento, no Ceará, da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Cultura. O evento acontece nesta quinta-feira (22.09), 19h30min, no Theatro José de Alencar, com a presença da presidente nacional da Frente, deputada federal Jandira Feghali, do coordenador da Frente no Ceará, senador Inácio Arruda, e do secretário de Cultura do Estado, Francisco Pinheiro.

Apesar de o lançamento estar marcado para a noite, a festa começa a tarde, a partir das 17h30min, na Praça José de Alencar, com a participação dos mais diversos segmentos artísticos cearenses: Orquestra Filarmônica, sanfoneiro Zé de Manu, maracatus, brincantes, bumba-meu-boi, malabares, teatro de rua, capoeira são algumas das muitas atrações culturais que se apresentarão neste dia.

Criada no Congresso Nacional em abril de 2011, a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Cultura conta com a adesão de 280 parlamentares e tem como objetivo, priorizar políticas estruturantes baseadas no tripé cultura, educação e comunicação democrática. A idéia é privilegiar a diversidade cultural e importar para o Congresso Nacional a variedade e a riqueza da arte e da cultura brasileiras.

Atualmente a Frente faz a defesa de quatro principais propostas: o Vale Cultura (PL 5798/09), que estabelece um gasto mínimo na área pelos governos municipais, estaduais e federal; o PEC 150/2003, que garante a vinculação de 2% do Orçamento da União para a cultura; a PEC 416/2005, que cria o Sistema Nacional de Cultura, com a definição de obrigações que prefeitos, governadores e o presidente da República terão com o desenvolvimento do setor; e o PL 672/2010, que institui o Programa Nacional de Fomento e Incentivo à Cultura (Procultura), alterando as regras de financiamento da área.

Nenhum comentário:

Postar um comentário