1ª CONSOCIAL – Conferencia Estadual sobre Transparência e Controle Social é realizada em Iguatu

Foto da gentileza de iguatu.net
Iguatu recebeu nesta semana a 1ª Conferencia Estadual sobre Transparência e Controle Social que foi realizada no Teatro Pedro Lima Verde. O evento teve a participação do o presidente da Consocial Estadual e vice-governador, Domingos Filho, o Controlador e Ouvidor Geral do Estado, João Melo, os prefeitos Agenor Neto e Gilson Oliveira, o vice-prefeito, João Alencar, o presidente da Câmara Municipal de Iguatu, Ednaldo Lavor, vereadores, secretários municipais e lideranças comunitárias da região.

O objetivo do evento é de promover a transparência pública e estimular a participação da sociedade no acompanhamento da gestão pública, contribuindo para um controle social mais efetivo e democrático que garanta o uso correto e eficiente do dinheiro público.

Para o Controlador e Ouvidor Geral do Estado, João Melo, Iguatu foi a cidade escolhida devido a administração do Prefeito Agenor Neto que deu vez e voz à sociedade para participar dos investimentos em vários setores na sua gestão. “Esta cidade vive um dos seus melhores momentos na política e através da transparência e desenvoltura do gestor municipal observamos que teve um aumento significativo no controle social. É muito importante termos o cidadão que está presente no município, onde as coisas estão acontecendo, realizando conferências sobre a transparência nas políticas públicas. O cidadão é o melhor de todos os fiscais”, afirmou João Melo.

“As conferências são importantes para o cidadão participar das políticas sociais de acompanhamento dos recursos públicos. Em conjunto com a sociedade, buscamos, nestes encontros, ordenar a rede de controle que é de fundamental importância para a transparência em nossos municípios. E começar nesta cidade que amo, Iguatu, é um ato simbólico, pois a participação da sociedade na definição dos investimentos em cada setor aqui é bem perceptível”, declarou o presidente da Consocial Estadual e vice-governador, Domingos Filho em entrevista ao Portal Iguatu.Net.

O prefeito de Iguatu, Agenor Neto, observou que a administração pública tem passado por grandes mudanças nos últimos anos e a população deve exercer papel cada vez mais decisivo na fiscalização do poder público. Ele agradeceu ao Governo do Estado por escolher Iguatu para sediar uma das etapas da Consocial. “Ficamos orgulhosos em receber tal evento. Nesta administração fizemos a reativação de algo que não funcionava que eram as nossas entidades, com uma simples ação, ouvir a todos e fazer com que participassem efetivamente da vida do município, trouxemos efetivamente o controle social para Iguatu” disse Agenor Neto.

Durante a conferencia foi apresentado modelos de sites que serão utilizados por prefeituras para apresentar toda movimentação financeira do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário