Eleição - Cid: candidato do PT precisa passar por crivo

O governador Cid Gomes, presidente estadual do PSB, disse ontem querer fazer o possível para manter a aliança com o Partido dos Trabalhadores – mas com a ressalva: o nome petista para a sucessão de Luizianne Lins precisa ser aprovado pelos outros partidos aliados, como PMDB e PC do B.

“Dependendo do nome que o PT lançar, nós manteremos a aliança. Eu desejo manter a aliança, mas vai depender do nome lançado pelo PT. Não estamos obrigados a apoiá-lo”, disse o governador na Assembleia Legislativa, depois de abrir debate sobre desenvolvimento do Nordeste.

Cid negou querer se isolar da população com a delimitação de uma área de segurança em torno da sede do governo e de sua residência oficial, recém-aprovada pela Assembléia. “É uma medida de segurança institucional. Não é a segurança do Cid; é a segurança do governo do Estado. Não quer dizer que as pessoas serão impedidas de andar naquela área; quer dizer que ela estará passível de ter uma política diferenciada de vigilância. É bom até para a população da área, creio”.

ATAQUES
O governador disse ainda que não revidará o ataques feitos nos últimos meses pelos correligionários Eliane e Sérgio Novais, ela deputada e ele presidente do PSB de Fortaleza. “Eu nunca dei causa a isso [as críticas dos irmãos]. Sempre tive atenção pela Eliane e pelo Sérgio. Onde foi possível tratá-los com respeito, sempre tratei. De minha parte não haverá nenhuma iniciativa de revidar a postura que eles têm tido”.

Um das críticas de Eliane ao governador diz respeito à atitude dele ante a greve dos professores estaduais, que reclamam maiores salários. Cid declarou ontem que o servidor público deve trabalhar, acima de tudo, por amor. “Quem entra em atividade pública deve entrar por amor, e não por dinheiro. É a minha opinião. Amor, espírito público. Quem está atrás de riqueza deve procurar outro setor, não a vida pública”.

Governador pede maior participação nos royalties
O debate na Assembleia foi promovido pela Comissão de Desenvolvimento Regional do Senado. Em sua fala, Cid defendeu a destinação de uma parcela maior dos recursos oriundos da exploração de petróleo na camada pré-sal para os estados das Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. “Há um clamor para que os royalties sejam repartidos de forma mais equilibrada para reduzir as desigualdades regionais, visto que a riqueza é nacional”, disse o governador.

O senador Wellington Dias (PT-PI) também defendeu novas regras de distribuição dos royalties e disse que os recursos devem ser investidos em projetos de infraestrutura e em saúde e educação. A comissão já realizou audiências no Ceará, Alagoas, Piauí e Paraíba. Até o final do ano os senadores deverão visitar outros estados que compõem a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) - Maranhão, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Sergipe, Bahia, Minas Gerais e Espírito Santo. Também participaram da discussão de ontem os senadores José Pimentel (PT) e Inácio Arruda (PC do B).

Nenhum comentário:

Postar um comentário