Welington Landim destaca garantias ministro da Integração para obras no CE

O deputado Welington Landim (PSB) destacou, na sessão plenária desta quinta-feira (14/07) da Assembleia Legislativa, as garantias dadas pelo ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, para a continuidade das obras da Transnordestina e da transposição das águas do rio São Francisco. Segundo o parlamentar, o ministro disse que há dinheiro em caixa e que não existem mais pendências judiciais para entravar o andamento dos projetos.

Uma comissão formada pelos deputados Roberto Cláudio (PSB), presidente da Casa, Lula Morais (PCdoB) e Welington Landim participou de audiência com o ministro Fernando Bezerra, na última terça-feira (13/07), em Brasília, para cobrar a continuidade das obras de construção da Transnordestina e da transposição das águas do rio São Francisco. Do ministro, os parlamentares tiveram a promessa de que o Ministério da Integração Nacional dará celeridade aos projetos dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), inclusive por recomendação da presidente da República, Dilma Rousseff.

Welington Landim reivindica a transposição das águas desde 1995. Na atual legislatura, o parlamentar fez diversos pronunciamentos, cobrando o andamento célere das obras. “Nós cumprimos nossa missão e o ministro me convenceu de que está preparado e dominando o assunto, embora esteja lá há menos de seis meses. Ele sabe dos gargalos”, disse.

Para Roberto Cláudio, Landim iniciou o movimento que cobrou do ministro “de forma republicana e responsável”. “Ficou claro a compreensão de Dilma, o absoluto compromisso do Governo Federal e a prioridade que representam essas obras para política de integração nacional”, disse o presidente da Casa. “Ficou cristalino que os problemas que afetaram andamento das obras foram sanados e que há dinheiro em caixa”, ponderou. Ele registrou ainda o papel do ex-ministro Ciro Gomes para que essas obras saíssem do papel e a contribuição do governador Cid Gomes nessa área com a construção do Eixão das Águas.

Segundo Landim, o ministro afirmou que todos planilhamentos estão feitos e que os dois lotes que precisavam ser licitados terão edital no dia 30 de agosto, e em 90 dias será dada ordem de serviço. “É esperar que se torne realidade para o bem de 12 milhões de nordestinos”, disse o deputado.

Lula Morais parabenizou Welington Landim pelo empenho e disse que o mais importante é o comprometimento da presidente Dilma em assumir publicamente o cronograma das obras do PAC, “especialmente essas duas”. Segundo Lula, o ministro contou que Dilma declarou que as duas obras são símbolos de continuidade entre o governo dela e do ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva. “Nós saímos com sentimento de que as coisas caminham para uma solução de fato”.

O deputado Fernando Hugo (PSDB) se disse entristecido por ver Welington Landim ser “enganado” antes por Lula e agora por Dilma. “Quero perder essa tristeza. Já vimos com Lula e agora Dilma”. Posterga-se o tempo e obra não sai. Mas eu torço muito”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário