Vacinação contra sarampo continua em Fortaleza até agosto

Apesar da campanha de vacinação contra o sarampo em Fortaleza se encerrar nesta sexta-feira (22), os 92 postos de saúde da Capital vão continuar oferecendo a vacina até o próximo dia 5 de agosto para crianças entre um e sete anos e para pessoas com até 39 anos de idade que nunca tiveram a doença ou nunca foram vacinadas.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o objetivo é atingir um percentual maior de cobertura vacinal, pois, até o último dia 19 de julho, apenas 55,1% das 209.347 crianças nessa faixa etária foram vacinadas contra o sarampo. A orientação é para que todas as crianças sejam levadas às unidades de saúde para receber a vacina, mesmo que já tenham sido vacinadas outras vezes.

Estratégia de eliminação

A vacinação contra o sarampo faz parte da estratégia de eliminação da doença definida pelo Ministério da Saúde no início dos anos 1990 e reforçada pelo Plano de Erradicação do Sarampo, criado em 1999. No Brasil, não existe casos autóctones da doença desde 2001.

Números no Brasil

Apesar disso, de 2001 a 2010, foram registrados, no Brasil, 135 casos de sarampo, todos importados. Em 2011, já existem dez casos da doença no território brasileiro, também importados. Em Fortaleza, não há registro de sarampo desde o ano 2000. A campanha de vacinação contra a doença que é realizada em oito estados, incluindo o Ceará, começou no último dia 18 de junho.

Dia D

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) identificou 25 municípios que precisam realizar um novo “Dia D” de vacinação contra o sarampo. O dia escolhido foi o próximo sábado, dia 30 de julho. O objetivo é ampliar a imunização de crianças de um ano a menores de sete anos e cumprir a meta de 95% de cobertura das 791.360 crianças que devem ser vacinadas no Ceará, na campanha de seguimento do Ministério da Saúde.

São os municípios prioritários:

Juazeiro do Norte
Granja
Amontada
Fortaleza
Camocim
Caucaia
Itapipoca
Barbalha
Trairi
Pentecoste
Granjeiro
Caridade
Umirim
Missão Velha
Tianguá
Barroquinha
Quixeramobim
Jardim
Mombaça
São Bendito
Fortim
Graça
Tururu
Pacatuba
Reriutaba

Nenhum comentário:

Postar um comentário