UFC é uma das 12 instituições com maior média no Exame da OAB

A Universidade Federal do Ceará está entre as 12 universidades brasileiras com maiores índices de aprovação média de candidatos no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O desempenho refere-se aos últimos três anos, quando foram realizadas três edições anuais, totalizando nove edições do Exame de Ordem. Além da UFC, figuram na lista as seguintes instituições: Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal do Piauí (UFPI), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Universidade Federal de Sergipe (UFS).

As doze instituições destacaram-se dentro de um universo de 1.178 cursos de Direito reconhecidos – alguns apenas autorizados – pelo Ministério da Educação. De acordo com o Prof. Álvaro Melo Filho, Diretor da Faculdade de Direito da UFC, na última edição, a Universidade aprovou 52 dos 88 inscritos, obtendo um percentual de aprovação de 59%, enquanto a instituição privada de melhor desempenho no Ceará obteve apenas 22%. No exame 2010.3, foram 106.891 inscritos, mas apenas 12.534 candidatos obtiveram sucesso, ou seja, pouco mais de 10% do total.

“Na média dos últimos três anos, conseguimos uma aprovação acima de 80%, que no resto do Brasil é a média de reprovação do Exame”, esclarece. Para ele, também é significativo o fato de seis das universidades melhor colocadas serem nordestinas. “O exame, que até 2010.1 era regionalizado, passou a ser unificado. Esse é um mecanismo que aufere concretamente a qualidade de ensino”, afirma.

O Prof. Álvaro Melo salienta que a Unidade Acadêmica e a Instituição como um todo orgulham-se dos ótimos resultados obtidos pelos egressos da Universidade em concursos jurídicos bastante concorridos. “No último concurso da Advocacia Geral da União (AGU), mais de 50% dos aprovados em cargos para o Nordeste saiu da UFC”, comemora. Segundo ele, a quantidade de concursos é considerável e a mobilidade regional, muito comum. Isso torna complicada a mensuração desses resultados.

QUALIDADE – Há três edições, o Curso de Direito da UFC é o único contemplado no Estado do Ceará com o selo OAB Recomenda, que avalia a qualidade de ensino das instituições, com base em critérios como o desempenho no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e no Exame de Ordem. “Neste ano, será divulgada pela quarta vez a lista de cursos recomendados, e a expectativa é de que continuemos nela. A maioria dos alunos da UFC é aprovada na primeira tentativa, alguns ainda no penúltimo ou no último semestre da graduação. É uma grande vitória receber a carteira da OAB junto com o diploma de Bacharel”, observa o Diretor da Faculdade de Direito. A primeira edição do Exame da OAB em 2011 será realizada no dia 17 de julho, e a previsão é de que os resultados sejam divulgados até setembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário