Três projetos de lei começam a tramitar na sessão desta sexta-feira

Três projetos de lei começaram a tramitar na sessão plenária desta sexta-feira (08/07) da Assembleia Legislativa. A propositura 180/11, de autoria do presidente da Comissão de Cultura e Esporte, deputado Ferreira Aragão (PDT), institui a Semana Estadual de Incentivo ao Ciclismo.

Ferreira Aragão propõe que a Semana Estadual de Incentivo ao Ciclismo seja comemorada anualmente do dia 19 a 25 de agosto. Segundo o pedetista, a escolha da data se deve ao fato de o Dia do Ciclista já ser comemorado nacionalmente em 19 de agosto. “Como toda prática esportiva, o ciclismo traz grandes benefícios ao organismo e ao coração de uma forma global e integrada. Pedalar é uma das atividades mais completas, pois movimenta todo o corpo”, defendeu. O deputado ressaltou, ainda, os benefícios do uso da bicicleta nas zonas urbanas. “É um instrumento ecologicamente correto”, disse.

Ferreira afirmou que, durante a Semana de Incentivo ao Ciclismo, o poder público pode atuar estimulando o uso das bicicletas com campanhas, conscientizando a população dos benefícios de sua utilização, “e claro, melhorando as vias urbanas, ao criar infraestrutura e ciclovias adequadas”.

Já o projeto 179/11, de autoria do deputado Sineval Roque (PSB) denomina de Francisco Cícero Pierre o trecho da Rodovia CE-386, entre os municípios do Crato e Farias Brito. De acordo com o socialista, Francisco Cícero Pierre “foi um dos maiores empreendedores do Crato e do Cariri”. “Ele proporcionou a aproximação de diversos segmentos sociais dos municípios de Farias Brito, Várzea Alegre, Carius, Cedro, Grangeiro, Iguatu com os municípios de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha”, afirmou.

O projeto de lei 181/11 partiu do deputado Lucílvio Girão (PMDB). O parlamentar quer que a Festa do Vaqueiro, realizada anualmente no distrito de Itapebussu, no município de Maranguape, seja considerada Patrimônio Cultural Imaterial do Ceará. “A Festa do Vaqueiro em Maranguape teve início em 1945 com a “Festa de Apartação” e desde do início o evento reuniu muita gente que queria ver a bravura dos vaqueiros e a beleza da derrubada dos animais”, explicou.

As proposituras ainda serão apreciadas pelas comissões técnicas e só depois seguem para votação em plenário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário