Tráfico invade Sertão

Mais de 80 traficantes são presos na região de Quixadá, no Sertão Central. Eles são acusados de tráfico de drogas como cocaína, crack e maconha

Por Elvira Sena
Da Redação

Oitenta e duas pessoas, acusadas de envolvimento com o tráfico de drogas, foram presas em um ano e quatro meses na região de Quixadá, no Sertão Central. No município, com pouco mais de 90 mil habitantes, o uso e o tráfico de drogas, como crack, cocaína e maconha, são molas para o aumento da incidência de crimes.

O combate às drogas, atualmente, é considerado o ponto mais grave, explica o titular da Delegacia Regional de Polícia Civil de Quixadá, Marcos Sandro Nazaré de Lira. “A questão é bem acentuada”, frisa o delegado. “Ainda bem que temos todo o apoio da Polícia Militar e, com esse combate às drogas, caíram os índices de outros crimes, como homicídios e assaltos. Enquanto estivermos agindo assim, vamos proteger a sociedade”.
Na avaliação do delegado, o consumo das drogas é outra ferramenta para atrapalhar os trabalhos das equipes de policiais. A luta contra os que comercializam as drogas é diária na região. Muitas vezes, usuários de drogas chegam a assumir o ponto de proprietários dos entorpecentes. “Enquanto houver o consumo, haverá tráfico. Deveria existir um trabalho social, voltado para os usuários. Senão, o quadro será sempre essa troca de figuras entre envolvidos”.

Uma ferramenta importante para as investigações, tanto na cidade, como na região rural, está sendo o apoio da população. “Temos muita receptividade por parte dos moradores. Isso ajuda muito. Quando vêem a Polícia trabalhando, investigando casos envolvendo tráfico, as pessoas denunciam”.

Drogas mais usadas
Crack e cocaína, de acordo com o levantamento realizado pela Polícia, ocupam o topo na lista das drogas mais utilizadas na região. A condição social dos usuários é que parece determinar que tipo utilizar. “O crack, geralmente, é mais usado pelas classes média e baixa. Já a classe alta e média-alta usam mais a cocaína”, revelou o delegado.

O titular da Delegacia de Quixadá contou ainda que, na região, o consumo de drogas feitas à base de oxi não parece acentuado, mas também preocupa. O material, explicou ele, é produzido com o uso de solventes. “Tornam-se mais baratos por causa desse uso. Sabemos de casos em que até solução de bateria de automóvel é utilizada para dissolver a pasta-base”.

Caso relevante
Uma ação da Polícia na região de Quixadá, realizada este ano para o tráfico de drogas e que teve muita repercussão em todo o Estado foi a Operação Ciranda de Pedra, em fevereiro deste ano. Na época, a Polícia conseguiu prender um homem acusado de ser o maior traficante de drogas da região. Tarcilano Freitas Queiroz foi capturado por uma equipe de policiais, depois de ter sido flagrado com um quilo de pasta-base ara crack, além de R$ 400 mil em dinheiro. Com o acusado, os policiais ainda apreenderam 28 motocicletas, além de automóveis e eletrodomésticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário