Teodorico Menezes é afastado do Tribunal de Contas do Estado

O Ministério Público Federal no Ceará ingressou com uma ação civil pública para que o ex-presidente do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE), Teodorico José de Menezes Neto, opte entre os dois salários que recebe de forma irregular há 12 anos. Teodorico Menezes recebe aposentadoria do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e o salário de conselheiro, função da qual foi afastado ontem por conta de outra denúncia. Na última quinta-feira, Teodorico Menezes pediu afastamento da presidência do TCE e ontem o pleno resolveu afastá-lo também das funções de conselheiro da Corte.

Ele é suspeito de participar de um grupo de pessoas que desviou dinheiro público. Várias associações presididas por sua esposa, filho, assessores e funcionários de Teodorico estão sendo investigadas. Juntas, as entidades receberam recursos públicos, por meio de convênios, para construir banheiros em comunidades carentes. As obras nunca saíram do papel. Todos os suspeitos de desviar recursos fizeram doações para a campanha do deputado estadual Téo Menezes (PSDB), filho de Teodorico.

Nova denúncia
Agora, o Ministério Público Federal apresentou uma nova denúncia. Teodorico recebe duas remunerações. Ele acumula a aposentadoria do Incra e o salário de conselheiro pago pelo Estado do Ceará há 12 anos. A Constituição Federal diz que Teodorico Menezes deveria renunciar à aposentadoria antes de assumir o cargo no TCE. Teodorico Menezes era conselheiro do Tribunal de Contas do Estado desde 1999. Ele preside o órgão desde 2010. A corte é um órgão auxiliar da Assembleia Legislativa responsável por julgar as contas e fiscalizar os contratos do Poder Executivo.

Penso eu - Aposto todas as minhas fichas como debaixo deste angu, tem carne.

Nenhum comentário:

Postar um comentário