Sapateiro além do sapato

Secretário da SDA garante apoio ao turismo rural em audiência na AL

Durante audiência pública realizada na tarde desta segunda-feira (04/07) pela Comissão de Indústria, Comércio, Turismo e Serviços, para debater o turismo rural na agricultura familiar, o secretário de Desenvolvimento Agrário do Estado (SDA), Nelson Martins, garantiu apoio ao setor.

Ele informou que o turismo rural está contemplado no Plano de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário da pasta. “Estamos negociando um empréstimo com Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o setor é uma das prioridades do Governo”, afirmou.

“Essa atividade vem para se associar a produção agrícola e incrementar o setor de turismo no Estado'”, destacou o presidente da comissão e a autor do requerimento que solicitou o debate, deputado Sérgio Aguiar (PSB).

O parlamentar defendeu o incentivo ao setor e destacou um projeto de lei de sua autoria que dispõe sobre o turismo rural no Estado. Sérgio Aguiar informou que ainda vai apresentar a proposta na Casa. “Essa atividade deve servir de agregador de renda para o agricultor”, disse.

Fernanda Maria de Aquino, articuladora do Turismo Rural na Agricultora Familiar da Empresa de Assistência Técnica de Extensão Rural do Ceará (Ematerce), salientou que no Estado é “grande a demanda dos agricultores. Somos ricos em beleza naturais e temos um povo hospitaleiro e alegre”.

De acordo com ela, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a agricultura familiar é responsável por 87% da produção de mandioca, 78% da produção de feijão e 58% da produção de leite do País. “O turismo rural entra como atividade complementar à renda do agricultor”, disse.

Participaram do debate o gerente de Apoio Técnico da Ematerce, Cláudio Matoso Vilela; o presidente da Associação Cearense de Turismo Rural (Aceter), Francisco de Assis Maia; o prefeito de Salitre, Agenor Manoel Ribeiro, representantes da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Ceará (Fetraece) e comunidades rurais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário