Reitor da UFC recebe Medalha Centenário em Juazeiro do Norte

O Instituto Cultural do Vale Caririense (ICVC) criou a Medalha Centenário para homenagear personalidades que contribuíram para o engrandecimento de Juazeiro do Norte, município que este ano comemora cem anos de emancipação. Foram distinguidos com a honraria o Prof. Jesualdo Pereira Farias, Reitor da Universidade Federal do Ceará; a professora, artesã e artista plástica Assunção Gonçalves; e o jornalista e escritor Lira Neto. A solenidade de entrega da Medalha Centenário foi realizada no Memorial Padre Cícero, em Juazeiro do Norte, na noite de sexta-feira (8). Ela foi iniciada pelo coral Fênix, que entoou os hinos de Juazeiro e do Centenário do município, e oficialmente aberta pelo presidente do Instituto, Hugo Melo Rodrigues.

Em seguida, vários oradores traçaram o perfil de cada um dos agraciados com a Medalha. Foram unânimes em reconhecer o significado da presença Universidade Federal do Ceará na região do Cariri e, como lembrou o vice-prefeito Roberto Celestino, “Juazeiro pode dividir sua história em antes e depois da chegada da UFC”. O Presidente de Honra da Comissão Organizadora do Centenário de Juazeiro, Geraldo Menezes Barbosa, foi escolhido para saudar o Prof. Jesualdo Farias e se disse feliz em poder fazê-lo, pois fora “testemunha ocular” de muitos momentos da vida do agora Reitor Jesualdo Farias.

Em seu discurso de agradecimento, o Prof. Jesualdo disse que iria fazer uma viagem no tempo para retornar ao Juazeiro de sua infância, da sua adolescência “e de muitos reencontros nos últimos 37 anos”. Admitiu querer reviver lembranças que levará consigo, “quando, por falta de oportunidade para continuar aqui estudando, parti para Fortaleza, portando a certeza de que a fé e a coragem, típicas do romeiro nordestino, e a base de educação, cultura e ética, construída no seio de minha família e no Colégio Salesiano, seriam fundamentais para os desafios do futuro, para sublimar a saudade dos meus pais, dos irmãos mais jovens e dos amigos e familiares que aqui ficaram”.

Entre as recordações do passado do Prof. Jesualdo Farias estavam seus professores Renato Dantas, José Bezerra, dona Quininha, Abraão Batista, Macário, mais conhecido por “Padim”, Luiz Magalhães, Joaryvar Macedo e o professor Santana. Lembrando esses nomes, disse quer fazia uma homenagem “a todos os mestres que formaram a inteligência desta cidade”. “Juazeiro confunde-se com a riqueza de seus múltiplos personagens, de sua cultura, de seus artistas, dos cordéis, dos beatos, da xilogravura, do som da rabeca de cego Oliveira, dos reizados, das lapinhas, das nossas renovações, das feiras de ruas, do homem da cobra e dos camelôs”, argumentou o Prof. Jesualdo. E prosseguiu: “é o Juazeiro das oficinas de ouro, dos flandeleiros, ferreiros, seleiros, das mãos mágicas de Ciça do Barro Cru, de mestre Noza, das tecelãs de palha da Rua do Horto, das rezadeiras, das telas de Assunção Gonçalves, dos nossos poetas repentistas, dos quais destaco a genialidade do grande amigo e mestre Pedro Bandeira”.

Para o Reitor, a homenagem ao escritor Lira Neto “é uma homenagem a todos aqueles que se dedicaram a contar e registrar a história da nossa cidade, da nossa cultura, do nosso povo e que nos ajudam a compreender mais e melhor este milagre do Padre Cícero chamado Juazeiro do Norte”. E citou, entre escritores, historiadores, pesquisadores e cineastas, José de Figueiredo Filho, Irineu Pinheiro, Ralph Della Cava, Padre Azarias Sobreira, Gilmar de Carvalho, Régis Lopes, João Arruda, Renato Casemiro, Daniel Walker, Alberto Farias, Amália Xavier, Rosemberg Cariri e Wolney Oliveira.

Entre as lembranças, citou ainda os festivais de música de Luiz Fidelis, de Stênio Diniz, de Abidoral, os encontros e jogos universitários, as quadrilhas de São João, as tertúlias, a subida ao Horto, as procissões, os desfiles de 7 de Setembro e as tão aguardadas “romeiradas”, que revelam para o mundo a fortaleza da fé e devoção do povo nordestino.

“É esta a Juazeiro que trago na memória desde a minha partida há 35 anos e que se soma à cidade que se modifica a cada ano, crescendo e se consolidando como uma grande metrópole multicultural. É esta cidade que me orgulha e que nunca esqueci”, assegurou. E, ao finalizar sua fala, externou seu contentamento “ao testemunhar o acelerado desenvolvimento deste rincão, impulsionado pelo trabalho e pela fé do seu povo, impulsionado, mais recentemente, pela presença da Universidade Federal do Ceará, e fortalecido, todos os dias, pelas bênçãos do nosso grande patriarca e santo popular nordestino, o Padre Cícero Romão”.

Estiveram presentes à homenagem o Vice-Reitor da UFC, Prof. Henry Campos, o Pró-Reitor de Graduação, Prof. Custódio Almeida, o Diretor do Campus da UFC no Cariri, Prof. Ricardo Ness, e o Superintendente de Recursos Humanos da UFC, Fernando Henrique Carvalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário