Realizado I Workshop científico na estação de Aiuaba

Foi realizado o I Workshop Científico na Estação Ecológica de Aiuaba, considerada a maior e mais importante reserva da caatinga no mundo. A apresentação científica de pesquisas realizadas pelo grupo Hidrosed, da Universidade Federal do Ceará, por um período de quase dez anos, teve como facilitador o professor José Carlos, engenheiro civil com duas experiências em Pós-Doutorado pela UFC.

Entre o público presente, professores e diretores das escolas de Aiuaba, presidentes de associações, produtores rurais, estudantes universitários e convidados. O conteúdo básico da apresentação científica foi a área experimental onde a pesquisa foi realizada, os temas, a formação de pessoal, as publicações científicas de pesquisas e as conclusões até o estágio atual da pesquisa, que segundo o professor José Carlos ainda deve estender-se por mais dez ou 15 anos.
Hidrologia da região semiárida, erosão e transporte de sedimentos e pequenos açudes são alguns temas discutidos no encontro. O zoneamento ambiental, o mapeamento geológico e o estudo das raízes das árvores da caatinga também foram discutidos.

No que tange à formação de pessoal, nove alunos dos cursos de graduação da Esec já apresentaram seus trabalhos conclusivos. São das áreas de Agronomia e Engenharia Civil, um deles sendo da Holanda.

Outros 10 alunos de mestrado, nas áreas de Engenharia Agrícola, Engenharia Civil, Geo-Ecologia e Recursos Hídricos, Desenvolvimento e Meio Ambiente, sendo um da Suíça e outro da Alemanha; além de sete estudantes de Doutorado, nas áreas de Física, Geoecologia e Recursos Hídricos, sendo três da Alemanha e um da Holanda. Também foram registrados cinco bolsistas em Aiuaba, três colaboradores de Fortaleza, dois estagiários de pós-doutorado da UFC e quatro pesquisadores visitantes de universidades de Cuba, Espanha, Cabo Verde e França.

Nenhum comentário:

Postar um comentário