PSB x PSB - Não há acordo com os Gomes, diz Novais

O presidente do PSB em Fortaleza, Sérgio Novais, afirma que não há a menor condição de entrar em entendimento com os irmãos Ferreira Gomes (Cid, Ciro e Ivo) para a eleição de 2012 na Capital, pois “eles querem impor todas as regras do partido, no Ceará, sem escutar e sem aceitar a opinião dos filiados”.

Sérgio e sua irmã, a deputada estadual Eliane Novais, estão no meio de uma disputa pela hegemonia no PSB da Capital com o grupo ligado ao governador, presidente estadual da sigla. Eliane quer ser candidata a prefeita e acusa os Gomes de tentar “melar” o projeto em benefício do petista Camilo Santana, secretário estadual das Cidades. Para alcançar tal fim, segundo a deputada, os Gomes têm trabalhado para retirar Sérgio do comando do partido. Ele garante que a pré-candidatura de Eliane segue firme, a despeito do que pensam Cid e seus irmãos. “É dificílimo esse entendimento, porque nós temos divergências de origens”, disse Sérgio Novais ao jornal O Estado. “As nossas origens e nossas trajetórias políticas são completamente diferentes das deles, que querem prevalecer em tudo, e isso nós não aceitamos”.

OS HISTÓRICOS VÃO LUTAR
Sérgio Novais disse ainda que os membros do chamado PSB histórico estão dispostos a medir força com os Gomes, já que, conforme o dirigente, essa ala é majoritária e como tal tem direito de lutar pelo fortalecimento da legenda, mediante uma candidatura própria. “Essas interferências [dos Gomes] não são bem vistas pela base do partido”.

O presidente do PSB municipal afirma que os Gomes “não têm ideal firme e mudam a toda hora”. Sobre Ciro, diz que ele migrou para o PSB, em 2005, no intuito de “fazer confusão” com ele, Sérgio, e com o presidente nacional do partido, Eduardo Campos, governador de Pernambuco. “Estou no PSB há 25 anos e ficarei até o fim”. Já Ciro, lembra, acumula passagens por cinco partidos.

Sérgio esclarece que ao trocar a presidência estadual do PSB pelo comando da sigla em Fortaleza o fez por um acordo firmado com Eduardo Campos. Sérgio lembra que ameaçou deixar o partido quando da entrada dos Gomes, mas Miguel Arraes, então presidente da agremiação, pediu a permanência deles.

“PERSEGUIÇÃO DO PALÁCIO”
Eliane Novais usou a tribuna da Assembleia Legislativa, há cerca de duas semanas, para protestar contra “a perseguição do Palácio da Abolição” à sua candidatura a prefeita. Quem tem operado a ação, segundo Eliane, é Ivo Gomes, chefe de gabinete do irmão governador.

“Minha candidatura saiu da instância partidária e, hoje, está com o povo de Fortaleza. Sou a deputada do PSB mais votada em Fortaleza, com 30 mil votos. Independentemente de Cid, Ciro ou Ivo, vou me lançar pré-candidata”, disse Eliane então. (De Tarcísio Colares do pessal do blog no aeroporto Pinto Martins).

Nenhum comentário:

Postar um comentário